POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIELLY PEREIRA ALVES DE SOUSA

DISCENTE: MARIELLY PEREIRA ALVES DE SOUSA
DATA: 23/11/2020
LOCAL: Webconferência - Google Meet

O conhecimento linguístico explícito na formação de professores de Língua Portuguesa

Conhecimento linguístico explícito. Conhecimento sintático explícito. Formação de professores. BNCC.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Esta pesquisa tem como objetivo examinar o conhecimento linguístico explícito de graduandos em Letras-Português, à luz de competências e habilidades de mesma natureza como previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os alunos da Educação Básica. Nomeadamente, pretendo examinar convergências (e consequentemente divergências) entre os conhecimentos explícitos da sintaxe do português, e em particular nos domínios da frase simples, que estão sendo adquiridos por esses graduandos no percurso da sua formação superior e os conhecimentos sintáticos necessários à sua atuação profissional na Educação Básica contemporânea. Para realizar esta pesquisa, foram consultados alunos ingressantes e concluintes de duas licenciaturas em Letras-Português matriculados nas duas universidades públicas que ofertam tal curso na Mesorregião do Oeste Potiguar: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). É uma pesquisa que se delineia, por um lado, como um estudo documental, que se pauta na análise da BNCC e, por outro lado, como um estudo avaliativo, em que se examina o conhecimento linguístico explícito acionado pelos licenciandos na prática de correção de textos com feedback, enquanto prática discursiva habitual das salas de aula da disciplina de Língua Portuguesa e como espaço de interação em que o conhecimento linguístico explícito, incluindo-se metalinguagem, pode contribuir para a formação adequada no contexto das habilidades e competências referidas pela BNCC.

Presidente - 1989536 - MARIO GLEISSE DAS CHAGAS MARTINS
Interno - 006.588.213-00 - SAMUEL DE CARVALHO LIMA - IFRN