POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ISADORA OLIVEIRA DO NASCIMENTO

DISCENTE: ISADORA OLIVEIRA DO NASCIMENTO
DATA: 23/10/2020
LOCAL: Webconferência - Google Meet

PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DE DESIGN E ELEMENTOS DISCURSIVOS EM FAKE NEWS POLÍTICAS

Multiletramentos. BNCC. Fake News. Ensino.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

A Era da Pós-verdade é considerada uma época em que os fatos objetivos possuem menos poder de moldar a opinião pública do que opiniões pessoais (Dicionário de Oxford, 2016). Como subproduto da pós-verdade, surgem as fake news, que, por sua vez, são fortalecidas pelos fenômenos das bolhas-filtradas, criadas a partir da ação de algoritmos que visam captar as preferências dos usuários. Considerando esse contexto, a presente pesquisa tem o objetivo de propor procedimentos de checagem de informações que circulam em sites de plataformas digitais para alunos de Ensino Médio, através de uma cartilha, considerando diferentes designs de fake news políticas e sua discretização em componentes discursivos.Desse modo uma suposição de trabalho que queremos investigar é a de que as fake news são dotadas de elementos verbo-imagéticos e discursivos que podem permitir sua identificação, mesmo que postadas em plataformas digitais diferentes e que tal sistematização não é realizada nas escolas. A base teórica a qual nos aliamos procede de New London Group (1996), Cope e Kalantzis (2000; 2015) para as concepções de multiletramentos; acerca da criticidade, empregamos Janks (2010); acerca da Desordem da Informação, pautamo-nos em Wardle (2017; 2018); para Fake News, nos utilizamos de Tobias (2018), Seserig e Máximo (2017); Monteiro et. al (2018). Para as noções de bolhas, nos amparamos em Pariser (2017). Sobre Pós-verdade, nos guiamos pelos estudos de Santaella (2018), Oxford Dicionary (2016), Marques (2018) e D’ancona (2018). Em atendimento aos objetivos traçados, realizou-se uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva, na qual construímos um corpus de seis boatos gerados em torno de Adélio Bispo após as eleições de 2018, nas plataformas digitais Facebook, Youtube, Twitter e whatsapp, já desmistificados em sites de checagem. Após a análise, fomos capazes de captar as categorias presentes nesse tipo de corpus e, posteriormente, classificá-los em critérios de expressão e conteúdo. Os resultados apontam que as fake news, não obstante a rede social em que são publicadas, possuem um padrão de elementos que permitem sua identificação, sendo, alguns deles perceptíveis através dos elementos de design que a compõe (elementos de expressão) e, outros, através da análise da composição textual/imagética através da checagem mais aprofundada (elementos de conteúdo), que foram organizadas numa cartilha informativa para professores e alunos do Ensino Médio.

Interno - 2086760 - ELAINE CRISTINA FORTE FERREIRA
Externo à Instituição - JÚLIO CÉSAR ARAÚJO - UFC