POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: DANILO AUGUSTO DE MENEZES

DISCENTE: DANILO AUGUSTO DE MENEZES
DATA: 22/10/2020
LOCAL: Webconferência - Google Meet

MOTIVAÇÃO PARA APRENDER MÚSICA SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO: UM ESTUDO COM ALUNOS DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ

Motivação. Teoria da Autodeterminação. Ensino Público. Educação musical.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Este estudo tem como objetivo investigar a qualidade motivacional de alunos da rede pública em atividades musicais sob a perspectiva da Teoria da Autodeterminação (TAD). Proposta por Edward Deci e Richard Ryan (1985; 2000; 2008a; 2008b; 2017), a TAD abrange que a motivação do indivíduo é influenciada por razões internas e externas. Essa macroteoria afirma que todas as pessoas têm uma aptidão natural à autorregulação, por esse motivo ela defende o conceito de internalização, evidenciada através de um continnum de autodeterminação apresentada na miniteoria da integração organísmica. A pesquisa apresenta uma abordagem quantitativa, de natureza descritiva, exploratória e correlacional. Para tanto, será elaborado e validado um instrumento próprio de medida intitulado Escala Motivacional de Estudantes de Música da Educação Básica (EMEMEB), o qual iremos aplicar em uma amostra de estudantes de música da rede pública de Mossoró. Os dados serão analisados através da estatística descritiva e inferencial, por meio dos seguintes testes: Alfa de Cronbach, análise fatorial exploratória pelo método de avaliação Kaiser-Meyer-Olkim (KMO) e a Análise de Componentes Principais (ACP). Como resultados esperamos compreender a qualidade motivacional dos estudantes frente às atividades musicais desenvolvidas na Rede Pública de Mossoró, assim como também pretendemos contribuir para o desenvolvimento e a compreensão de estratégias metodológicas voltadas à motivação de alunos em ambientes educacionais.

Presidente - 913.337.844-49 - GIANN MENDES RIBEIRO - IFRN
Notícia cadastrada em: 13/10/2020 15:21