LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA E TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE RELAÇÕES, ACESSO E USOS NA ESCOLA PÚBLICA DO ENSINO MÉDIO EM TEMPOS PANDÊMICOS
Tecnologias. Multiletramentos. Livro Didático. Ensino.
As práticas contemporâneas de leitura e escrita realizadas por meio das tecnologias digitais fazem surgir diferentes formas de comunicação e configurações de textos. Mediante a isso, surge a necessidade de repensarmos como atualmente devido à oferta do ensino remoto as práticas de ensino podem trabalhar com esses formatos de textos derivados dos ambientes digitais. Além disso, tendo em vista que a realidade socioeconômica no Brasil ainda é bastante excludente, e muito mais marcada no atual cenário da pandemia do novo Coronavírus, como é evidenciada por dados recentemente divulgados por centros de pesquisas, bem como notificada em meios de comunicação, fazem-se necessários estudos e reflexões teórico-metodológicos a partir das práticas contemporâneas que envolvem o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Diante isso, apresentamos uma pesquisa qualitativa sobre o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, com objetivo de analisar o livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio da escola pública em função da problematização sobre o acesso às TIDIC representado por meio da multimodalidade e multiculturalidade constitutiva do livro aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2017, com vigência para o triênio 2018, 2019 e 2020. Nossa fundamentação teórica constitui-se da perspectiva dialógica da linguagem para uma pedagogia dos multiletramentos (BAKHTIN, 2003; ROJO; BARBOSA, 2015; ROJO; MOURA, 2019). Pelo seu caráter investigativo problematizador, nossa pesquisa produz conhecimento no campo da Linguística Aplicada Crítica. Diante nossos objetivos de pesquisa, nossa investigação configura-se como uma pesquisa de natureza interpretativista por tratar de forma indireta os vários significados que constituem o objeto de pesquisa.