Banca de QUALIFICAÇÃO: WILLIA BARBOSA DE MENEZES

DISCENTE: WILLIA BARBOSA DE MENEZES
DATA: 13/10/2020
LOCAL: Via Google Meet

PRÁTICAS DE ENSINO EM CLASSES MULTISSERIADAS: UM ESTUDO COM NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE DOCENTES DO CAMPO

Educação do Campo. Classes Multisseriadas. Práticas de Ensino. Narrativas dos professores.

ÁREA: Educação

O nosso estudo vincula-se à linha de Ensino de Ciências Humanas e Sociais por trata-se das práticas de ensino dos professores em escolas multisseriadas rurais, estas, caracterizada como uma forma de organização composta por alunos de série/ano e faixas etárias distintas numa mesma sala de aula sob a orientação de um único docente. Diante da heterogeneidade presente nas turmas multisseriadas nos motivam investigarmos quais e como são desempenhadas as práticas de ensino adotadas pelos docentes do campo em classes multisseriadas? Buscando responder tal problemática, temos como objetivo geral analisar as práticas de ensino de docentes do campo que atuam em classes multisseriadas no município de Caraúbas/RN. E para alcançarmos o objetivo proposto, laçaremos três objetivos específicos que são: a) identificar as práticas de ensino adotadas pelos professores que lecionam em turmas multisseriadas; b) compreender como as professoras desenvolvem as suas práticas; c) refletir sobre o que contam as professoras do campo sobre as suas experiências nesses espaços de ensino. Do ponto de vista metodológico trata-se de uma pesquisa qualitativa fundamentada nos princípios de Lüdke e André (1986) e Richardson (1999) seguindo o método autobiográfico em educação respaldado em Ferrarotti (2010; 2014), Passeggi (2010; 2011) e Josso (2009; 2010). E como instrumentos para construção dos dados adotaremos a entrevista narrativa com quatro docentes que lecionam em turmas multisseriadas no ensino fundamental anos iniciais (1° ao 5° ano). Para isso, dialogamos com alguns autores que se pautam sobre as classes multisseriadas como: Hage (2006; 2014); Amiguinho (2008); Souza (2012), dentre outros; e no que versa a educação do campo respaldamos nos pressupostos de Molina (2002); Caldart (2001) e Arroyo (1999; 2001). No atual contexto da pesquisa, percebe-se que as escolas multisseriadas no campo foram conquistadas através das lutas assumidas pelos movimentos sociais sindicais, educadores e a população rural na busca pelo reconhecimento de uma educação que valorize a identidade cultural e os saberes campesino.

Interno - 077.412.754-61 - MARCELO BEZERRA DE MORAIS - UERN
Presidente - 2259009 - SIMONE MARIA DA ROCHA