UM OLHAR SOBRE CONCEPÇÃO DE AVALIÇÃO ESCOLAR DO PROFESSOR DE HISTÓRIA
Avaliação, Professor, Ensino-Aprendizagem.
Qual a concepção de avaliação do professor de História da Rede Municipal de Mossoró, Rio Grande do Norte? Esse trabalho tem o objetivo de verificar como pensar o docente de história, para isso inicialmente procuramos saber o que pensam os estudiosos do assunto. Percebemos que a avaliação é um ato humano indispensável para qualquer tomada de decisão. Na Escola esse ato natural perdeu suas características no decorrer da história. Somente a partir da década de 1970 é que estudiosos como LUCKESI tem repensado todo o processo avaliativo e propondo mudanças na forma de avaliar, tendo como meta a verificação do processo ensino-aprendizado. Embora já tenha se passado algumas décadas dessas propostas, ainda hoje se encontra muita resistência por parte dos profissionais em educação em adota-las. Para verificarmos como está essa situação em Mossoró, entrevistamos quatro professores de história da Rede Municipal de Ensino questionando sobre a sua forma de avaliar e quis as consequências dessa prática no processo ensino-aprendizagem. Encontramos em nossas entrevistas uma realidade que se aproxima da exposta por LUCKESI, muito apego a forma tradicional avaliar, apesar do conhecimento teórico das inovações propostas.