POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCA TAYRINE STEPHANNE PINHO FERNANDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCA TAYRINE STEPHANNE PINHO FERNANDES
DATA: 01/09/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Via Google Meet
TÍTULO:

OLHAR CIENTÍFICO: A PESQUISA COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)


PALAVRAS-CHAVES:

Pesquisa e ensino. Iniciação científica. Ensino de Enfermagem.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

As práticas de Pesquisa e Iniciação Científica, juntamente com as atividades de Ensino e Extensão, configuram-se como um dos pilares do processo de formação discente, sendo considerada instrumento de inserção destes no âmbito científico. Nesse sentido, a Enfermagem tem se apropriado do ato de pesquisar como forma de ancorar seu exercício profissional. Diante desse panorama, considerou-se pertinente desenvolver um estudo que venha analisar o desenvolvimento das atividades de pesquisa e iniciação científica implementadas aos discentes do curso de Licenciatura e Bacharelado em Enfermagem de uma Universidade Pública do Estado do Rio Grande do Norte, como ferramenta de promoção do processo de ensino-aprendizagem, bem como conhecer a visão dos alunos e professores acerca da pesquisa e iniciação científica relacionada à formação discente, elencando os principais entraves e desafios vivenciados pelo binômio aluno-professor. Optou-se por uma pesquisa de metodologia qualitativa, de caráter descritivo, exploratório e observação participativa, realizada com uma amostra de 68 participantes, sendo 52 discentes e 16 docentes. Para a efetivação do estudo em questão realizou-se uma pesquisa bibliográfica a partir de autores como Demo (2006), Pereira et al. (2009), Rosso et al. (2012), Paiva (2001), Breglia (2001), Pinho (2007), Erdmann et al. (2010), dentre outros, os quais enriqueceram a fundamentação do estudo e a análise inicial, visando possibilitar a melhor compreensão do objeto de pesquisa. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a análise documental, observação participativa, a realização de um estado da arte, bem como a implementação de uma entrevista semi-estruturada e grupo focal com questionamentos abertos, com a finalidade de apreender a realidade vivenciada pelos sujeitos da pesquisa. O tratamento dos dados se dará por meio da Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Os resultados iniciais apontam a relevância da inserção das práticas de pesquisa e iniciação científica no itinerário acadêmico dos graduandos de Enfermagem, municiando-os com competências intelectuais, além de promover a produção, socialização e apropriação de novos saberes. As discussões que serão tecidas no decorrer da pesquisa apresentam-se como estratégia para reflexão da realidade apreendida relacionada ao desenvolvimento das atividades de iniciação científica e pesquisa como ferramenta potencializadora do processo de ensino-aprendizagem diante do que é proposto pelo Projeto Pedagógico do Curso e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Graduação de Enfermagem acerca das práticas de pesquisa em ensino do referido curso.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 013.593.424-94 - ALBINO OLIVEIRA NUNES - IFRN
Externo à Instituição - ISABEL CRISTINA AMARAL DE SOUSA ROSSO NELSON - UERN
Presidente - 000.172.553-09 - LEONARDO ALCÂNTARA ALVES - IFRN
Notícia cadastrada em: 17/08/2020 19:48
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa03.ufersa.edu.br.sigaa03