CONSTRUINDO UMA CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS; atuação docente na superação da violência no contexto da prática
ATUAÇÃO. CURRÍCULO.POLÍTICAS EDUCACIONAIS. VIOLÊNCIA NA ESCOLA.
A presente pesquisa intitulada Construindo uma Cultura de Paz na Escola: atuação docente para superação da violência no contexto da prática traz como questão como os professores atuam para superar a violência? O questionamento tem como objetivo geral analisar como os professores atuam para superar a violência na escola no contexto da prática. Este objetivo é decorrido pelos seguintes objetivos específicos: a) Discutir acerca dos trabalhos que têm por temática a violência no contexto escolar; b) Identificar de que formas os documentos oficiais da escola apresentam os conteúdos a serem trabalhados para superação da violência no contexto escolar; e c) Compreender a curricularização das atuações docentes para superação da violência na escola. A abrangência teórica do estudo de pesquisa respalda-se em pesquisadores contemporâneos que nos permitirá dialogar com o olhar para as políticas educacionais curriculares na superação da violência escolar no contexto da prática. Nesse sentido o aporte teórico segue a luz da concepção do Ciclo de Políticas estudado por Stephen Ball e Richard Bowe (1992, 2016) referenciado por Jefferson Mainardes (2006), por entendermos que a abordagem do ciclo contínuo de políticas permitiu entender como as políticas passam por ressignificações nas escolas a partir da atuação (enactement) de professores no contexto da prática. Na pesquisa a compreensão de política curricular inscreve-se na concepção defendida por Lopes e Macedo (2011) no entendimento que o currículo é um espaço onde ocorre disputa de discursos, de luta política e de poder. Trata-se de uma pesquisa realizada com professores de uma escola pública no Estado do Rio Grande do Norte, sobre como atuam para superar a violência no contexto da prática. A pesquisa tem uma abordagem de cunho qualitativo onde estamos usando três abordagens de construção de dados: a abordagem bibliográfica, a abordagem documental e entrevista semiestruturada à luz dos autores Richardson (2010) e Minayo(2009).