Banca de DEFESA: POLIANNY AGNE DE FREITAS NEGOCIO

DISCENTE: POLIANNY AGNE DE FREITAS NEGOCIO
DATA: 26/08/2020
LOCAL: Google Meet: meet.google.com/but-kikc-kyd

Letramentos digitais e ensino: uma análise a partir da Olimpíada Nacional em História do Brasil

Letramentos Digitais. Ensino. Tecnologias Digitais

ÁREA: Educação

O surgimento das tecnologias digitais, no século XX, revolucionou e transformou os múltiplos setores da sociedade, com isso, também se transformaram as práticas sociais, as vivências no espaço urbano e a forma de consumir informações. Nesse sentido, refletimos sobre os impactos dessas transformações na categorização de novos letramentos e objetivamos investigar os letramentos digitais contemplados na resolução de questões da Olimpíada Nacional em História do Brasil - ONHB, explorando as habilidades demandadas nesse processo. No intuito de alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa de campo, do tipo estudo de caso piloto, com nove alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN. A justificativa para a escolha do instituto se dá por ser uma escola pública com ativa participação do corpo discente e docente na ONHB e os critérios de seleção dos alunos foram pautados na experiência que eles já possuem com o processo de resolução das questões, pois é preciso conhecer como funciona a metodologia antes de resolvê-las e não era nosso objetivo fazer qualquer intervenção. Em âmbito competitivo, a experiência ocorre via internet, em uma plataforma e sistema interativos e as questões trabalham temas sob a ótica de documentos históricos, imagens, mapas, textos acadêmicos, pesquisas inéditas e debates historiográficos, trazendo quatro alternativas. O diferencial metodológico da avaliação é que mais de uma alternativa está correta, sendo atribuídas a estas pontuações de valor zero, um, quatro ou cinco. A coleta de dados foi realizada fora do âmbito competitivo da olimpíada, tendo em vista que as questões são disponibilizadas pela comissão organizadora em banco de dados, podendo ser acessadas e utilizadas gratuitamente por alunos e professores em site próprio e os procedimentos elencados no monitoramento se consistiram em: a) gravar as telas dos computadores e as vozes dos estudantes durante o processo de resolução por meio da ferramenta loom e b) observar sistematicamente as ações, os quais constituíram o corpus da pesquisa. A análise foi realizada à luz dos Novos Estudos dos Letramentos - NEL, sobretudo com base em Street (1984) para tratar da característica social dos letramentos; com base também em Knobel e Lankshear (2003;2006;2007;2013) para discutir os elementos que constituem os novos letramentos, culminando nos denominados letramentos digitais. Os conceitos de alfabetização e letramento foram refletidos com base em Soares (1985;2003;2004) e Kleiman (1995) e as relações de leitura e escrita no impresso e no ambiente digital foram compreendidas com o apoio de Coscarelli (2007;2003;2016;2017;2019) e Ribeiro (2008;2009;2020); Lemos (2004;2005) e Bianchatti (2001) nos auxiliaram para traçar um panorama histórico a respeito das transformações das tecnologias e seus impactos sociais. A partir da realização da pesquisa, foi possível constatar que os letramentos digitais são contemplados na ONHB não somente porque a olimpíada é desenvolvida em ambiente online, mas porque os alunos precisam ler e navegar assumindo uma postura investigativa diante das tecnologias digitais para localizar e avaliar conteúdos, sintetizar e integrar informações e refletir de forma coletiva, colaborativa, interativa e descentralizada na construção do conhecimento. As discussões realizadas fomentam o debate sobre os letramentos digitais e trazem contribuições para o ensino por refletir a respeito do potencial das tecnologias digitais ampliado para uma visão de que essas tecnologias não são apenas um meio de fazer determinada ação com uma ferramenta tecnológica, mas sim uma nova atitude perante a realidade, pressupondo uma nova forma de pensar e de agir focada na coletividade como unidade de produção, competência e inteligência.

Externo à Instituição - ANA ELISA FERREIRA RIBEIRO - CEFET/MG
Interno - 2086760 - ELAINE CRISTINA FORTE FERREIRA