POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: REJANE RODRIGUES DE OLIVEIRA SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: REJANE RODRIGUES DE OLIVEIRA SOUSA
DATA: 26/08/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Sala virtual - Google Meet - meet.google.com/gku-fxfj-ugz
TÍTULO:

UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA NORTEADA POR METODOLOGIAS ATIVAS: UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DE GASES NA DISCIPLINA DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Física, UEPS, Aprendizagem Significativa, Metodologias Ativa


PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A escola, enquanto espaço social e ambiente destinado a produção do conhecimento sistematizado, não pode se alinhar a ideia de práticas de ensino que não corroboram com as expectativas de uma sociedade cada vez mais dinâmica. Neste sentido, torna-se necessário um novo fazer pedagógico que atenda aos anseios dos alunos. Diante de tal realidade, surge a inquietação e desejo de realizar este trabalho onde expomos a elaboração, aplicação e avaliação de uma sequência didática para o estudo de gases com alunos da 2ª série do ensino médio da rede estadual de ensino. A sequência didática está inscrita nos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa do norte americano David Ausubel como forma de superar antigas práticas, possibilitando o estudo de Física mais próximo da realidade dos alunos. A sequência didática, denominada Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, é constituída por pré e pós testes, texto introdutório, questionário, mapas conceituais, videoaulas e situações-problemas (estações) em conformidade com o desenvolvimento das competências e habilidades trazidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN e PCN+) e pala Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As metodologias ativas são norteadoras deste trabalho por favorecer o fortalecimento da autonomia; a sala de aula invertida oportuniza o aluno perceber que a produção do conhecimento pode ocorrer em um outro viés, quando ocorre a inversão do que é feito na sala de aula para ser feito em casa; as atividades colaborativas, promovem um ambiente de negociação de ideias, significados e conceitos. Este trabalho é de caráter qualitativo, quantitativo e experimental, por se tratar de um experimento de ensino, fundamentado teoricamente em trabalhos e pesquisas de Ausubel (1963, 1968); Moreira (2000, 2002, 2011); Freire (2005); Brasil (1999); Brasil (2002); Reeve (2009); Coelho (2018); Morin (2000); Moran (2015), “Cobb e Steffe (1983) dentre outros. Verificamos que os resultados corroboram com os pressupostos teóricos que fundamentam esse trabalho, desse modo, inferimos que é possível uma prática de sala de aula balizada por metodologias ativas influenciar positivamente na aprendizagem significativa de Física. Portanto, capacitar o professor para o uso de práticas que desenvolva nos alunos autonomia e habilidade intelectual para entender e solucionar situações reais, é contribuir significativamente no processo de ensinar e aprender.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1714269 - ERLANIA LIMA DE OLIVEIRA
Interno - 000.172.553-09 - LEONARDO ALCÂNTARA ALVES - IFRN
Presidente - 947.227.223-15 - MARCELO NUNES COELHO - UFC
Notícia cadastrada em: 17/08/2020 12:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa01.ufersa.edu.br.sigaa01