Banca de DEFESA: MAGNA MISLEIZA RODRIGUES MEDEIROS

DISCENTE: MAGNA MISLEIZA RODRIGUES MEDEIROS
DATA: 31/08/2020
LOCAL: Plataforma Digital Teams

PRODUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO MECANISMO PARA ATENUAR A CEGUEIRA BOTÂNICA

ensino; aprendizagem de botânica; metodologias

ÁREA: Educação

A biologia tem como uma de suas subáreas a botânica, que compreende o estudo das plantas e possuí ao longo de sua história contrapostos do ponto de vista de valorização. Em meados dos anos 90 ser detentor de tais conhecimentos era demonstração de bom gosto e elegância, porém o que se observa na atualidade é uma depreciação por parte dos alunos, considerando vegetais como sendo irrelevantes. Esse fato levou a criação do termo “Cegueira Botânica”, que pode ser definida como os seres humanos veem as plantas, de forma simplista e sem fornecer a devida importância, especialmente se comparado com os animais. Deste modo, como forma de atenuar tais problemas, a inserção de métodos diferenciados no processo de ensino e aprendizagem contribuem para diminuir a distância existente entre alunos e plantas e, assim, minguar a cegueira existente. Visto isso, o presente trabalho tem como objetivo saber se há cegueira botânica no nível médio de ensino em uma escola da rede pública estadual da cidade de Mossoró e, baseado nisto, desenvolver uma Sequência Didática (SD) capaz de trabalhar nesta perspectiva. Quanto a organização metodológica, a pesquisa possui uma abordagem qualitativa, sendo de natureza fundamental e aplicada. Em relação aos objetivos, a pesquisa se classifica como explicativa, sendo de acordo com os procedimentos de execução considerada como pesquisa-ação. O delineamento da pesquisa foi essencial para a execução das etapas. Inicialmente foi aplicado um questionário a ser respondido em forma de desenhos, com o intuito de diagnosticar a cegueira botânica. Posteriormente, foram aplicados questionários do tipo aberto, para que fosse possível identificar a relação existente entre aluno e botânica para que, assim, a SD seja construída. No que diz respeito ao diagnóstico da cegueira, baseado na sua caracterização e definição a partir de determinados autores foi observado que a mesma está presente no público investigado, fato observado através dos desenhos elaborados, que em sua maioria se relacionavam com os animais. Sobre a relação entre o aluno e os vegetais, foi possível identificar que os mesmos buscam relação entre as plantas e seu cotidiano, de modo que estes conseguem realizar indicações relevantes da utilidade dos vegetais em sua vida, porém só quando são estimulados para tal, apontando uma supervalorização dos animais quando comparado com os vegetais, o que aponta para a cegueira botânica. Se tratando de apontamentos para que as aulas de botânica se tornem mais atrativas e interessantes, os alunos apontaram a relevância das aulas práticas, aulas de campo e aulas com recursos tecnológicos. Por fim, os pontos levantados nos questionários e na construção do referencial teórico foram utilizados para construção da SD. O material produzido passou por uma validação por profissionais da área, onde se obteve resultados pertinentes.

Externo à Instituição - DIEGO NATHAN DO NASCIMENTO SOUZA - UERN
Presidente - 000.172.553-09 - LEONARDO ALCÂNTARA ALVES - IFRN