Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO BATISTA LIMA DE ASSIS

DISCENTE: JOÃO BATISTA LIMA DE ASSIS
DATA: 13/08/2020
LOCAL: Via Google Meet

A INVENÇÃO DO QUILOMBO DO EVARISTO, BATURITÉ-CE Contribuições da Escola no Processo Identitário

Identidade-Comunidade-Escola-Protagonismo

ÁREA: Educação

Trata-se de estudo de caso sobre uma comunidade rural na serra de Baturité, interior do Ceará chamada comunidade quilombola da Serra do Evaristo. Descrevemos o processo de auto-descoberta enquanto quilombola dessa comunidade e relacionamos com a caminhada pedagógica da escola local que refletiu em seu interior essa caminhada e vem dando contribuição decisiva para que esse processo de auto-descoberta também seja objeto de interesse de toda a comunidade educativa. Uma comunidade escolar que descobriu que 'Não devemos chamar o povo à escola para receber instruções, postulados, receitas, ameaças, repreensões e punições, mas para participar coletivamente da construção de um saber, que vai além do saber de pura experiência feito, que leve em conta as suas necessidades e o torne instrumento de luta, possibilitando-lhe transformar-se em sujeito de sua própria história. (FREIRE,1991, p. 16). Um registro que se faz necessário tanto para reconhecer publicamente a riqueza do processo histórico que naquela pequena comunidade rural se desenvolve, como quanto é importante que a escola reflita em seu interior o processo de evolução da consciência cidadã que se processa extra-muros.

Externo à Instituição - ELZA MARIA FRANCO BRAGA - UFC
Presidente - 384.823.203-00 - JEAN MAC COLE TAVARES SANTOS - UERN