POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: SONAYLLI THAISE SOUZA CORTEZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SONAYLLI THAISE SOUZA CORTEZ
DATA: 14/08/2020
HORA: 10:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

ENSINO DE LÍNGUA INGLESA MEDIADO POR MEMES: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA EM CURSO TECNICO DE ENSINO MEDIO INTEGRADO


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Língua Inglesa; Memes; Multiletramentos; Tecnologias Digitais.


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A presente pesquisa tem como objetivo central realizar uma intervenção pedagógica no ensino de língua inglesa através da produção de memes em inglês. Apresentamos uma proposta de ensino de língua inglesa mediado, mais precisamente, pela construção de memes em smartphones, embasada teoricamente pela pedagogia dos multiletramentos. Será realizada uma investigação do tipo intervenção pedagógica, que deverá ser aplicada de forma remota, devido à pandemia do novo coronavírus, que trouxe novas realidades e desafios, assim como evidenciou ainda mais a necessidade urgente de adesão ao uso de tecnologias digitais em práticas pedagógicas. Os objetivos específicos consistem em: desenvolver e investigar a promoção de práticas de multiletramentos por meio da produção de memes; Promover reflexões e discussões sobre temáticas críticas relevantes, materializando-as em memes; e ampliar práticas sociais em língua inglesa por meio da produção e circulação dos memes em inglês. A fundamentação teórica da nossa investigação se baseia principalmente em autores e trabalhos que pautam o ensino de línguas, tecnologias e multiletramentos. Sobre o ensino de línguas e educação mediados por tecnologias, dialogamos principalmente com Soares (2018), Paiva (2008), Leffa (2016) e Albuquerque (2018). Quanto à pedagogia dos multiletramentos, nos fundamentamos em Cope e Kalantzis (2000; 2006; 2015) e Rojo (2012; 2013). Quanto aos estudos sobre memes, dialogamos com Thorpe (2018), Calixto (2019) e Silva (2016). Para alcançar nossos objetivos, será realizada uma intervenção pedagógica em uma turma de primeiro ano do ensino médio técnico integrado de um instituto federal de educação, ciência e tecnologia – IFRN. Serão realizados procedimentos como: questionários, encontros virtuais, miniaulas, discussões, tutoriais com orientações para a produções de memes em inglês e duas produções de memes em inglês com temáticas críticas, pertinentes, que problematizem a realidade em busca de combater os diversos tipos de desigualdades e discriminação na sociedade. Após a produção, os alunos serão encorajados a publicar os materiais produzidos em redes sociais, oportunizando a circulação dos seus discursos. Cientes do importante papel que as tecnologias digitais e mídias sociais exercem atualmente na vida das pessoas e do alunado, bem como as promissoras possibilidades que um ensino mediado por TDICs trazem, ainda mais quando se tem como base uma pedagogia pluralista como a dos multiletramentos, é esperado que essa intervenção possa trazer avanços significativos, visando principalmente promover práticas atuais, motivadoras, que resultem na produção e divulgação de discursos críticos, ao mesmo tempo em que se espera também um melhor aproveitamento da disciplina de inglês e uma vivência mais ativa com a língua


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1240255 - ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA
Presidente - 006.588.213-00 - SAMUEL DE CARVALHO LIMA - IFRN
Notícia cadastrada em: 06/08/2020 14:54
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa01.ufersa.edu.br.sigaa01