A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA UERN A PARTIR DAS FONTES IMAGÉTICAS E REGISTROS DE MEMÓRIA
História das Instituições Escolares; UERN; Fotografia e imagens; Memória; História Oral.
A dissertação A Institucionalização da UERN a partir das fontes imagéticas e registro de memória explana a trama da primeira instituição de ensino superior na cidade de Mossoró que se constituiu e consolidou-se como patrimônio vivo do povo norte-rio-grandense no que tange à educação superior pública e gratuita. Para atender a finalidade da pesquisa, elegemos como fontes acervos existentes na UERN (documentos e fotografias) e documento oral (entrevista), para inventariarmos a UERN enquanto instituição escolar. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, bibliográfico e documental à luz dos estudos de Richardson (2012), Minayo (1996, 2012) e Nosella e Buffa (2005). O marco teórico corresponde ao levantamento bibliográfico dos seguintes temas: Histórias das Instituições Escolares – Saviani (2005), Manacorda (1989), Ramos (2007), Gramsci (1999); Universidade e Ensino Superior no Brasil – Sampaio (1991), Rossato (2005), Teixeira (1999) e Martins (2002). Ciavatta (2007, 2010), Kossoy (1989, 2007) e Mauad (1986, 2004) Tamanini (2020) e Santaella (2012) foram referenciados no trabalho de análise das imagens. Quanto a História Oral e memória nos fundamentamos em Ferreira e Amado (1996), Ferreira (2002), Thompson (1992), Halbwachs (1990), Pollak (1989) e Nora (1993). À vista disso, o interesse dessa pesquisa é cercar-se da UERN, gravitar em torno de sua historicidade, investigar os vestígios de sua institucionalização através dos registros imagéticos e de memória.