O ENSINO DE HISTÓRIA E O PERÍODO DE REDEMOCRATIZAÇÃO EM UMA PERSPECTIVA IMAGÉTICA
Ensino de História; Imagens. Redemocratização; Livros Didáticos
A Pesquisa tem como objetivo analisar o Período de Redemocratização do Brasil, a partir dos conteúdos imagéticos disponibilizados nos livros didáticos de História. Para tanto, busca-se compreender o uso e os desusos das imagens como fonte de ensino na área de História; verificar como o PNLD 2018 normatiza e trabalha didaticamente o uso das imagens no Ensino de história, em sala de aula; e analisar a partir das imagens apresentadas nos livros didáticos como a Redemocratização do Brasil é abordada. A metodologia adotada para essa pesquisa é de uma abordagem qualitativa, bibliográfico e documental. Tendo como fonte os conteúdos imagéticos presentes nos didáticos de História, a pesquisa parte da análise das ilustrações/fotografias que abordam o Período de Redemocratização procurando perceber as ideias ou compreensões acerca da retomada da democracia no país. Em relação a análise das imagens, a fundamentação teórica coteja as categorias de representações iconográficas pensadas por Joly (2007) e Santaella (2005 e 2012). Sobre a aplicabilidade das imagens no campo do Ensino traz Mauad (2007 e 2014), Paiva (2003 e 2006), Tamanini (2017, 2018, 2020) e Peirce (2010).