POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MARIA LUCIENE MAIA FREIRE

DISCENTE: MARIA LUCIENE MAIA FREIRE
DATA: 17/08/2020
LOCAL: meet.google.com/pwk-mtpk-jfk

A CONTRIBUIÇÃO DO CONHECIMENTO LINGUÍSTICO EXPLÍCITO PARA O APERFEIÇOAMENTO DA COMPETÊNCIA DE PONTUAR DE ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Conhecimento linguístico explícito; pontuação; gramática sistêmico-funcional.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Nesta pesquisa, examino se o conhecimento linguístico explícito explorado numa perspectiva funcionalista pode melhorar a competência de alunos do Ensino Fundamental em empregar sinais de pontuação na produção de seus textos escritos. Embora falantes nativos de uma língua possuam conhecimento tácito sobre as regras de estruturação da gramática de sua língua, hipotetizo que, para o domínio eficiente da escrita, o que inclui o sistema de pontuação, é necessário tornar explícitos esses conhecimentos. Nesse sentido, assumo a gramática sistêmico-funcional em particular, já que é uma descrição de sistemas linguísticos que se pauta em situações de uso e que defende que a língua está em constante interação com o meio em que ocorre. Afasto-me, assim, de tratamentos meramente terminológicos, como costuma acontecer em muitas salas de aula. O fundamento teórico sobre a gramática sistêmico-funcional de minha pesquisa centra-se em Halliday (1994, 2004), apoiando-me também em outros autores, como Neves (1997, 2002, 2003, 2004) e Fuzer e Cabral (2014). Além disso, também me aproprio de descrições normativas, como as de Bechara (2009) e Cunha e Cintra (2006), já que ainda são próximas da realidade da escola. Para discutir sobre o conhecimento linguístico explícito, me amparo, entre outros, em Duarte (2008) e Mendes (2014). Para atingir o objetivo desta pesquisa, realizou-se uma intervenção em uma sala de aula do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública no munícipio de Alto Santo (CE). A verificação da eficácia da intervenção ocorre por meio da aplicação de testes diagnósticos (pré e pós). É, portanto, uma pesquisa-ação, com tratamento qualitativo e quantitativo. Quanto às contribuições no que se refere ao alcance desta pesquisa, acredito numa influência positiva que se possa levar à prática pedagógica, minha e de meus colegas, permitindo que nossos alunos acedam a uma aprendizagem mais reflexiva e, ao mesmo tempo, construtora de sentidos, por meio de um maior empoderamento linguístico.

Externo à Instituição - LÉIA CRUZ DE MENEZES RODRIGUES - UNILAB
Presidente - 1989536 - MARIO GLEISSE DAS CHAGAS MARTINS