Banca de DEFESA: FRANCISCA LENILDA DA SILVA

DATA: 29/07/2020
LOCAL: Webconferência

O ENSINO DA ARTE: RESSIGNIFICAÇÕES NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA

Arte. Ressignificação. Políticas de Currículo.

ÁREA: Educação

Este trabalho discute as ressignificações produzidas no ensino da arte, apresentando como cenário a escola pública. Visa entender as percepções dos docentes a respeito da construção do currículo de Artes no contexto da escola. Para a análise desse percurso recorremos aos autores Ball (1994) e Mainardes (2006), possibilitando como base teórico-metodológica o uso da abordagem do Ciclo de Políticas. Apelamos a esses autores pela perspectiva das análises que apontam para a valorização da concepção teórica pluralista. Consideramos currículo como espaços de discussões e desconstruções das relações entre os sujeitos e as múltiplas facetas que perpassam as modalidades das linguagens artísticas. Na seção teórica, tratamos das discussões específicas do ensino de artes pelo entendimento dos pesquisadores da arte na educação, Barbosa (2001) e Japiassu (2001). O objetivo da pesquisa consiste em entender a partir dos conceitos do Ciclo de Políticas, estudados por Ball (1994), os processos que permeiam as construções e as desconstruções do currículo no ensino da arte. Suscitamos como questão central as contribuições dos estudos do Ciclo de políticas para o ensino da arte na escola pública. Para realizarmos nossa pesquisa, utilizamos a análise qualitativa, a partir de duas abordagens de coleta de dados: análise documental e entrevista semiestruturada. Realizamos entrevistas com professores de duas escolas da rede estadual do Rio Grande do Norte, localizadas no município de Mossoró. Temos como premissa, entender como se dão os processos de ressignificações e interpretações que são produzidos no ensino da Arte, no âmbito das políticas públicas educacionais. Os dados da pesquisa nos apontam que as análises referenciada pelo Ciclo de Políticas oferecem muitas percepções sobre a política, auspiciadas por caminhos a serem interpretados de maneira efêmera e múltipla, oportunizando elementos para pensarmos arte, política e currículo. A partir, dessa compreensão, buscou-se identificar nos contextos das escolas pesquisadas as dimensões das políticas de currículos e as relações estabelecidas entre currículo e arte. Portanto, chegamos ao entendimento que arte é saber que caminha articulado com todas, as disciplina que, não dissocia das análises filosóficas psicológicas e políticas. Sendo a arte na escola espaço de trocas, interações, disputas e ressignificações do conhecimento.

Presidente - 384.823.203-00 - JEAN MAC COLE TAVARES SANTOS - UERN
Externo à Instituição - JOSÉLIA CARVALHO DE ARAÚJO - UERN