Banca de QUALIFICAÇÃO: RUBSON GOMES MARTINS RAMOS

DISCENTE: RUBSON GOMES MARTINS RAMOS
DATA: 29/07/2020
LOCAL: Webconferência - Google Meet

O ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA NORMAL DE MOSSORÓ: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO INTERIOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE ENTRE AS DÉCADAS DE 1960 E 1970

Ensino de matemática, Escola Normal de Mossoró, Formação de professores.

ÁREA: Educação

A partir da escrita deste trabalho procuramos compreender como ocorreu o ensino de matemática na Escola Normal de Mossoró entre as décadas de 1960 e 1970, escolhemos esse período por se tratar de uma época mais recente da Escola Normal, ainda não explorada, e também por ser um período a qual conseguimos encontrar uma quantidade significativa de fontes documentais, pois, em datas anteriores, tornou-se inviável encontrar essas fontes, apresentando-se como recurso apenas a coleção O Mossoroense, já explorada em outros trabalhos. Para atingirmos nosso objetivo principal apresentamos um breve histórico sobre o contexto de criação das Escolas Normais no Brasil e sua vinda a Mossoró, procurando identificar aspectos que tratam de sua construção histórica entrelaçados aos traços da cultura local. Procuramos compreender questões relacionadas aos conteúdos e às práticas do ensino de matemática na Escola Normal de Mossoró a partir de fontes documentais. Para a realização do estudo, adentramos ao campo da pesquisa qualitativa, de cunho documental e bibliográfico. Visitamos órgãos públicos como a Biblioteca Municipal de Mossoró, o Museu Municipal, o Arquivo Público, prédios antigos da Escola Normal. Procuramos também compreender algumas teorias fundamentais para a exequibilidade dessa pesquisa, como o conceito de escola, currículo, currículo escolar, implantados no campo da história cultural. Sabemos que a Escola Normal de Mossoró obtinha uma forma própria de educar, de planejar, assim como outros institutos escolares desse período, produzindo sua identidade, a partir da sua relação interna (professores, alunos, gestores) e sua relação externa (família, sociedade). Ao mesmo tempo que nosso objetivo foi focar na Escola Normal em Mossoró, em todo momento do texto, buscamos fazer relação com a Escola Normal em outras partes do Brasil, observando o seu nascimento no país e sua influência no século XIX.

Interno - 077.412.754-61 - MARCELO BEZERRA DE MORAIS - UERN
Presidente - 242.589.384-91 - MÁRCIA MARIA ALVES DE ASSIS - UERN