POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ISADORA OLIVEIRA DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISADORA OLIVEIRA DO NASCIMENTO
DATA: 30/07/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Via Google Meet
TÍTULO:

PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DE DESIGN E ELEMENTOS DISCURSIVOS EM FAKE NEWS POLÍTICAS


PALAVRAS-CHAVES:

Multiletramentos. BNCC. Fake News. Ensino.


PÁGINAS: 121
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A popularização dos meios e canais de informação propiciou um intercâmbio
informacional e cultural nunca antes visto. Com efeito, surgiu a preocupação de que as
escolas estivessem adaptadas a esse cenário que se desenhava. Assim, o Grupo Nova
Londres lançou o Manifesto da Pedagogia dos Multiletramentos (1996) a fim de, pautados
na multiculturalidade e multimodalidade, tecer caminhos pedagógicos a serem
implementados e adaptados por professores para propiciar, aos alunos, a construção de seu
próprio futuro nas searas privada, cívica e profissionais. Para tanto, a pedagogia demarca
meios de desenvolvimento da criticidade do aluno para que este possa, de forma autônoma,
se desenvolver socialmente. Janks (2010) aponta tal criticidade como sendo um meio de
desconstrução dos signos sócio-culturais que chegam aos alunos sob diversas formas, como
as notícias, a política. Assim, a criticidade poderia gerar um produto transformado pautado
na ética ou na ausência dela. Exemplificamos, nesta pesquisa, as Fake News como frutos da
reconstrução antiética. A ética, assim, repousaria na desconstrução dessas notícias falsas.
Ademais, as Fake News e fenômenos a ela correlatos (Era da Pós-verdade e Bolhas-Filtro)
embora não sejam resultados diretos de nossa época, foram ampliados pela popularização
da internet e das plataformas digitais. Assim, por estarem presentes em nosso cotidiano,
foram pautas inseridas nas competências e habilidades da BNCC como conteúdos
obrigatórios a serem apresentados aos alunos. Dessa forma, nossa proposta parte da
exequibilidade de tais competências através da Pedagogia dos Multiletramentos. Baseamo-
nos em New London Group (1996), Cope e Kalantzis (2000-2015) para as concepções de
multiletramentos; acerca da criticidade empregamos Janks (2010); acerca da Desordem da
Informação pautamo-nos em Wardle (2017-2018); para Fake News nos utilizamos de
Tobias (2018), Seserig e Máximo (2017); Monteiro et. Al (2018). Para as noções de bolhas,
nos amparamos em Pariser. Sobre Pós-verdade, nos guiamos pelos estudos de Santaella
(2018), Oxford Dicionary (2016), Marques (2018) e D’ancona (2018). Em atendimento aos
objetivos traçados, realizou-se uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva, na qual,
através do método netnográfico, localizamos boatos gerados em torno de Adélio Bispo após
as eleições de 2018. Inicialmente localizados os boatos já desmistificados nos sites de
checagem Aos Fatos e Boatos.org e, posteiormente, buscamos a manifestação de tais boatos
nas plataformas digitais Facebook, Twitter, Youtube e WhatsApp, a partir do que coletamos
nosso corpus de pesquisa, o qual é formado por quatro Fake News, sendo uma derivada de
cada uma das redes apresentadas. Após a análise, fomos capazes de captar as categorias
presentes nesse tipo de corpus e, posteriormente, classificá-los em critérios formais e
funcionais. De acordo com os resultados, averiguou-se que as fake news, não obstante a
rede social em que são publicadas, possuem um padrão de elementos que permitem sua
identificação, sendo, alguns deles perceptíveis através dos elementos de design que a
compõe (elementos formais) e, outros, através da análise da composição textual/imagética
através da checagem mais aprofundada (elementos funcionais). Assim, a proposta de
ensino, consubstanciada no objetivo geral, é a edição de uma cartilha informativa, que
contemple as habilidades propostas na BNCC acerca da Pós-Verdade, Bolhas, Fake News e
processos de checagem, estes últimos, derivados do processo de análise com a finalidade de
auxiliar os alunos no processo autônomo de desconstrução/crítica pautada na ética que o
possibilite alcançar mudanças sociais e ser o design de seu próprio futuro.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2086760 - ELAINE CRISTINA FORTE FERREIRA
Externo à Instituição - JÚLIO CÉSAR ARAÚJO - UFC
Externo à Instituição - KENNEDY CABRAL NOBRE - UNILAB
Presidente - 2082771 - VICENTE DE LIMA NETO
Notícia cadastrada em: 02/07/2020 16:49
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