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Banca de QUALIFICAÇÃO: ALISON SULLIVAN DE SOUSA ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALISON SULLIVAN DE SOUSA ALVES
DATA: 27/07/2020
HORA: 14:00
LOCAL: UFERSA
TÍTULO:

DISPUTAS DE VERDADES EM DISCURSOS SOBRE A DITADURA MILITAR DO BRASIL E AS INFLEXÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA NA EDUCAÇÃO BÁSICA


PALAVRAS-CHAVES:

Discurso. Ditadura.Ensino de História.


PÁGINAS: 180
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

No devir das sociedades, a história não é linear, nem progressiva, mas, um processo repleto de descontinuidades e rupturas, em que os cortes representam possibilidades para uma análise mais detalhada dos objetos de pesquisa. Assim, unidades discursivas podem ser ressignificadas, na medida em que nos ajudam a contrapor a uma historiografia classista, na qual prevalece a lógica da repetição do dito pelo que já fora pronunciado, dentro da perspectiva da linearidade progressista positivista. Na análise do discurso, é possível reescrever determinados capítulos historiográficos com o olhar voltado para o passado, mas, a partir de uma visão de mundo atual. Aliás, talvez, outro modo de apreensão não dê conta da investigação, especialmente, quando se trata de certas formações discursivas contemporâneas sobre temas do passado e dentro de contextos atuais, logo, diferentes daqueles nos quais se passaram os fatos e acontecimentos históricos. Portanto, diante dessa constatação, trazemos como objetivo geral desta pesquisa: analisar as disputas de verdades em torno dos discursos sobre a Ditadura Militar brasileira na atualidade e as inflexões para o ensino de História contemporânea. Desse modo, indicamos os seguintes objetivos específicos: 1) identificar as regras de formação do discurso bolsonarista, no qual está inserido as narrativas “alternativas” sobre a tomada do poder em 1964 e o Regime Militar instaurado; 2) investigar como os conceitos de poder e verdade são apropriados pelos discursos dissonantes em torno da Ditadura Militar e de que modo as estratégias de resistência se aplicam diante do avanço das versões alternativas sobre esse contexto; 3) problematizar o contexto da Ditadura Militar e as implicações para o ensino de História; 4) descrever e interpretar a construção de verdades sobre a Ditadura Militar brasileira em discursos veiculados nas mídias digitais; 5) refletir acerca do ensino de História contemporânea, especificamente sobre o tema “Ditadura Militar do Brasil”, levando em consideração os discursos que circulam na web sobre esse período da historiografia brasileira, por meio de uma proposta de intervenção numa turma de 9º ano do ensino fundamental. O estudo ampara-se nos pressupostos teóricos de Michel Foucault e em autores que discutem a ditadura e o ensino de História. Espera-se com esta pesquisa problematizar os discursos acerca da ditadura na atualidade e as inflexões no âmbito do ensino de História na educação básica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2324611 - FRANCISCO VIEIRA DA SILVA
Interno - 2376380 - PAULO AUGUSTO TAMANINI
Externo à Instituição - VINÍCIUS DURVAL DORNE - UFU
Notícia cadastrada em: 02/07/2020 16:36
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