Banca de DEFESA: SABRINA GUEDES MIRANDA DANTAS

DISCENTE: SABRINA GUEDES MIRANDA DANTAS
DATA: 30/06/2020
LOCAL: Webconferência - Google Meet - https://meet.google.com/igu-bcsk-eyi

A ESCRITA COLABORATIVA NO GOOGLE DOCS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Ensino. Língua Inglesa. Escrita Processual Colaborativa Online. Intervenção Pedagógica. Tecnologia.

ÁREA: Educação

A prática da escrita em língua inglesa no espaço do Ensino Médio das escolas públicas está, muitas vezes, restrita a tarefas de tradução ou exercícios repetitivos de estruturas gramaticais. Nesse sentido, buscamos desenvolver uma intervenção pedagógica de ensino de língua inglesa através da Escrita Colaborativa no Google Docs para a mobilização de práticas de linguagem no universo digital com alunos de curso Técnico de Nível Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Para isso, fundamentamo-nos nas concepções de que a língua é interação social e mediadora das relações humanas através dos gêneros do discurso (BAKHTIN; VOLOCHÍNOV, 2006). Essa interação social é o cerne da Teoria Sociocultural de Vygotsky aplicada à aprendizagem de uma segunda língua (LANTOLF; THORNE, 2007); serve de mediadora da aprendizagem e da escrita colaborativa (SMITH; MACGREGOR, 1992; FUNG, 2006; 2010, ALLEN et al., 1987); e é a premissa meio escolhido para operacionalização da proposta de ensino de Escrita Colaborativa Online (YIM; WARSCHAUER, 2017; LEANDRO; WEISSHEIMER, 2017; EMILIANO (2016); KESSLER; BIKOWSKI; BOGGS, 2012). A abordagem deste estudo é qualitativa (RICHARDSON, 2016) do tipo intervenção pedagógica (DAMIANI et al., 2013), em que os alunos escreveram colaborativamente um post de notícia para um blog informativo. A intervenção contou com a participação de 36 alunos, que foram divididos em sete grupos de colaboração, os quais se reuniram para a escrita do texto ao longo de três semanas, não consecutivas. O corpus dessa pesquisa foi constituído pelas respostas dos questionários aplicados antes e depois da Intervenção, interações do chat, notas de campo do professor. Sobre os efeitos da intervenção pedagógica sobre os participantes, conclui-se que: 1. os alunos precisam de mais oportunidades para melhorar a prática de atividades em grupo; 2. problemas sociais podem dificultar o uso da ferramenta digital; 3. à aprendizagem de língua inglesa foi uma consequência da ECO. No que se refere as interações do chat, além de encontramos todas as características da EC presencial, detectamos mais uma relacionada aos fatores externos de razão social e técnica que podem influenciar a realização da ECO. Sobre a avaliação da intervenção propriamente dita, sugerimos o aprimoramento do método de ensino através do aumento da quantidade de encontros online, a realização do método pelo professor da disciplina e a instrução explícita sobre atividades de colaboração.

Externo à Instituição - ANA ELISA FERREIRA RIBEIRO - CEFET/MG
Interno - 1989536 - MARIO GLEISSE DAS CHAGAS MARTINS