PRODUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO MECANISMO PARA ATENUAR A CEGUEIRA BOTÂNICA
ensino; cegueira botânica; sequência didática
A biologia tem como uma de suas subáreas a botânica, que compreende o estudo das plantas e possuí ao longo de sua história contrapostos do ponto de vista de valorização. Em meados dos anos 90 ser detentor de tais conhecimentos era demonstração de bom gosto e elegância, porém o que se observa na atualidade é uma depreciação por parte dos alunos, considerando vegetais como sendo de mínima importância. Esse fato levou a criação do termo “Cegueira Botânica”, que pode ser definida como os seres humanos veem as plantas, de forma simplista e sem fornecer a devida importância, especialmente se comparado com os animais. Deste modo, como forma de atenuar tais problemas, a inserção de métodos diferenciados no processo de ensino e aprendizagem contribuem para diminuir a distância existente entre alunos e plantas e, assim, minguar a cegueira existente. Visto isso, o presente trabalho tem como objetivo saber se há cegueira botânica no nível médio de ensino em uma escola da rede pública estadual da cidade de Mossoró e, baseado nisto, desenvolver uma Sequência Didática (SD) capaz de trabalhar nesta perspectiva. Quanto a organização metodológica, a pesquisa possuí uma abordagem qualitativa, sendo de natureza fundamental e aplicada. Em relação aos objetivos, a pesquisa se classifica como explicativa, sendo de acordo com os procedimentos de execução considerada como pesquisa-ação. O delineamento da pesquisa foi essencial para a execução das etapas. Inicialmente foi aplicado um questionário a ser respondido em forma de desenhos, com o intuito e diagnosticar a cegueira botânica. Posteriormente, foram aplicados questionários do tipo aberto, para que foi possível identificar a relação existente entre aluno e botânica para que, assim, a SD seja construída. No que diz respeito ao diagnóstico da cegueira, foi observado que a mesma está presente no público investigado, fato observado através dos desenhos elaborados, que em sua maioria se relacionavam com os animais. No que diz respeito a relação entre aluno e os vegetais, foi possível identificar que os mesmos buscam relação entre as plantas e seu cotidiano, de modo que estes realizam apontamentos da utilidade dos vegetais em sua vida. Se tratando de apontamentos para que as aulas de botânica se tornem mais atrativas e interessantes, os alunos apontaram a relevância das aulas práticas, aulas de campo e aulas com recursos tecnológicos. Por fim, considera-se que os pontos levantados serão de suma importância para a construção da SD, que ocorrerá nas etapas posteriores deste trabalho.