Banca de DEFESA: SILVANA DA SILVA NOGUEIRA

DISCENTE: SILVANA DA SILVA NOGUEIRA
DATA: 27/05/2020
LOCAL: Vídeoconferência

A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS EM UMA ESCOLA REGULAR DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN COM AUXÍLIO DE JOGOS MATEMÁTICOS ADAPTADOS EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Inclusão. Jogos adaptados. Alunos surdos. Ensino de Matemática.

ÁREA: Educação

Pensar a educação e inclusão para todos tem sido um desafio para as pessoas que trabalham na área da educação em nível mundial, tais pesquisadores se unem em busca de alcançar resultados satisfatórios. A dissertação aqui apresentada, se associa às pesquisas que buscam contribuir e construir possibilidades de inclusão de surdos na escola regular com auxílio de um jogo Matemático adaptado em Língua Brasileira de Sinais. Tendo como objetivo, compreender se e como os jogos matemáticos adaptados podem contribuir na inclusão de alunos surdos em uma escola da rede pública de Mossoró/RN, na qual os professores da disciplina de Matemática do oitavo e nono ano, não se comunicam em Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS. Concretizamos uma pesquisa qualitativa com metodologia de pesquisa-intervenção que contou com a colaboração de alunos surdos, ouvintes e professores de Matemática da referida instituição. A investigação teve início a partir de autores antecessores do tema e posteriormente desenvolvemos procedimentos metodológicos iniciados com observações, entrevistas, confecção e aplicação de um jogo/dominó com o conteúdo matemático “produtos notáveis” e por fim a aplicação de um questionário com questionamentos voltados para a aceitação e avaliação do jogo. Ao final, os dados indicam resultados efetivos ao processo de inclusão de surdos na escola regular mediadas pelos jogos matemáticos adaptados em Língua Brasileira de Sinais. Acreditamos que a pesquisa pode contribuir para o ensino/aprendizagem de surdos na escola regular, auxiliar professores nas aulas de Matemática e colaborar com outras pesquisas que visem a inclusão de alunos surdos na escola regular.

Externo à Instituição - GABRIELA LUCHEZE DE OLIVEIRA LOPES - UFRN
Presidente - 242.589.384-91 - MÁRCIA MARIA ALVES DE ASSIS - UERN