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Banca de DEFESA: ANA PAULA MARINHO DE LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA PAULA MARINHO DE LIMA
DATA: 29/05/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Webconferência
TÍTULO:

A REFORMA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DOS ANOS 1990 E SUA APLICAÇÃO NO CURRÍCULO DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNÓLOGICA DO RIO GRANDE DO NORTE (CEFET/RN)


PALAVRAS-CHAVES:

Reforma da Educação Profissional. Decreto n° 2.208/1997. PROEP. Currículo. CEFET.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Nesta dissertação, discutimos acerca dos impactos da Reforma da Educação Profissional na década de 1990, no Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (CEFET/RN). Buscamos responder o seguinte questionamento: Como a Reforma da Educação Profissional dos anos 1990 repercutiu no currículo do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (CEFET/RN)? Portanto, o objetivo geral foi analisar como a proposta curricular do CEFET-RN foi influenciada pela Reforma da Educação Profissional na década de 1990. Como percurso metodológico, utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental. Na pesquisa bibliográfica, consultamos autores como: Frigotto (2006), Frigotto e Ciavatta (2003, 2012), Oliveira (2003), Saviani (2011), Ramos (2007), Pereira (1997, 1996), Cunha (2005), Shiroma, Moraes e Evangelista (2011), Harvey (2008), Màszáros (2008), Harvey (2008). Na pesquisa documental, realizamos o exame da legislação criada pelo Ministério da Educação durante o período de Reforma da Educação Profissional, a saber: o Decreto n° 2.208/1997, a Portaria n° 646/1997, a Portaria n° 1005/1997, o Parecer CNE/CEB nº 16/1999, a Resolução CNE/CEB n° 04/1999. Também analisamos documentos elaborados pelo CEFET-RN: a Proposta Curricular da ETFRN (1995) e o Projeto de Reestruturação Curricular do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte /CEFET/RN – volumes I e II (1999). A pesquisa classifica-se como qualitativa e teve como critério de análise o contexto cultural, social e político em que os documentos foram elaborados, assim como, a fundamentação teórica utilizada. Os resultados nos mostraram que antes da Reforma, o CEFET/RN já disponha de uma Proposta Curricular em ação, a qual comtemplava em sua grade curricular a articulação entre as disciplinas gerais e as técnicas. A formação para os sujeitos tinha como base a concepção histórico-crítica e omnilateralidade. Com a implementação da Reforma, a instituição teve que adequar o currículo às determinações do Decreto n° 2.208/1997 e do PROEP, que dentre as exigências, constava a separação curricular entre a formação geral e a técnica, uma perda significativa na formação dos trabalhadores, já que, as disciplinas gerais representavam 50% da carga horaria dos cursos ofertados pela instituição. Dessa forma, o CEFET/RN passou a ofertar cursos modulares e flexíveis, e quanto à concepção pedagógica, essa privilegiou a pedagogia das competências. Palavras-chave: Reforma da Educação Profissional. Decreto n° .208/1997. PROEP. Currículo. CEFET.Nesta dissertação, discutimos acerca dos impactos da Reforma da Educação Profissional na década de 1990, no Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (CEFET/RN). Buscamos responder o seguinte questionamento: Como a Reforma da Educação Profissional dos anos 1990 repercutiu no currículo do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (CEFET/RN)? Portanto, o objetivo geral foi analisar como a proposta curricular do CEFETRN foi influenciada pela Reforma da Educação Profissional na década de 1990. Como percurso metodológico, utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental. Na pesquisa bibliográfica, consultamos autores como: Frigotto (2006), Frigotto e Ciavatta (2003, 2012), Oliveira (2003), Saviani (2011), Ramos (2007), Bresser-Pereira (1997, 1996), Cunha (2005), Shiroma, Moraes e Evangelista (2011), Harvey (2008), Màszáros (2008), Harvey (2008). Na pesquisa documental, realizamos o exame da legislação criada pelo Ministério da Educação durante o período de Reforma da Educação Profissional, a saber: o Decreto n° 2.208/1997, a Portaria n° 646/1997, a Portaria n° 1005/1997, o Parecer CNE/CEB nº 16/1999, a Resolução
CNE/CEB n° 04/1999. Também analisamos documentos elaborados pelo CEFET-RN: a Proposta Curricular da ETFRN (1995) e o Projeto de Reestruturação Curricular do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte /CEFET/RN – volumes I e II (1999). A pesquisa
classifica-se como qualitativa e teve como critério de análise o contexto cultural, social e político em que os documentos foram elaborados, assim como, a fundamentação teórica utilizada. Os resultados nos mostraram que antes da Reforma, o CEFET/RN já disponha de uma Proposta Curricular em ação, a qual comtemplava em sua grade curricular a articulação entre as disciplinas gerais e as técnicas. A formação para os sujeitos tinha como base a concepção histórico-crítica e omnilateralidade. Com a implementação da Reforma, a instituição teve que adequar o currículo às
determinações do Decreto n° 2.208/1997 e do PROEP, que dentre as exigências, constava a separação curricular entre a formação geral e a técnica, uma perda significativa na formação dos trabalhadores, já que, as disciplinas gerais representavam 50% da carga horaria dos cursos
ofertados pela instituição. Dessa forma, o CEFET/RN passou a ofertar cursos modulares e flexíveis, e quanto à concepção pedagógica, essa privilegiou a pedagogia das competências.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 504.714.654-53 - FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA SOUZA - IFRN
Interno - 422.700.904-97 - VERÔNICA MARIA DE ARAÚJO PONTES - UERN
Externo à Instituição - OLÍVIA MORAIS DE MEDEIROS NETA - UFRN
Notícia cadastrada em: 15/05/2020 14:31
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