POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: EZEQUIEL ADNEY LIMA DA PAIXÃO

DISCENTE: EZEQUIEL ADNEY LIMA DA PAIXÃO
DATA: 22/05/2020
LOCAL: Webconferência/Google Meets - Link para a sala: meet.google.com/ghd-wpdy-awn

Ensino-aprendizagem de escrita de sinais pelo sistema SignWriting para surdos: um relato de experiência

Educação de surdos. Ensino-aprendizagem de Libras. Escrita de sinais. Sistema SignWriting.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Desenvolvemos o presente trabalho sobre educação dos alunos surdos na atualidade. É um relato de experiência sobre o ensino de Escrita de Sinais (SignWriting). Esta dissertação faz parte dos estudos do Mestrado Acadêmico em Ensino e aborda o ensino de Libras no processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos de uma escola pública de educação básica do município de João Pessoa (PB). Objetiva-se, por meio deste estudo, relatar o trabalho desenvolvido no Atendimento Educacional Especializado (AEE) dessa escola, o que acontece numa sala multifuncional, em horário contrário ao horário destinado à sala de aula regular, para ensinar o sistema SignWriting (SW), buscando-se discutir também sobre a aplicabilidade desse sistema no processo ensino e aprendizagem de escrita dos alunos surdos. O SW é um sistema de escrita capaz de registrar no papel qualquer língua de sinais convencional. O SW tem recurso didático utilizado por algumas instituições educacionais que adotam uma abordagem de ensino bilíngue para surdos, pois seu ensino pode propiciar imersão na leitura e escrita visual, favorecer o fortalecimento da língua de sinais e da cultura surda valorizando-a como língua natural das pessoas surdas. Fundamentam este relato de experiência os estudos de Dallan (2009; 2013), Barreto e Barreto (2015), Capovilla et al. (2006; 2013), Lodi, Mélo e Fernandes (2015), Gesser (2012), Strobel (2009), dentre outros. Nesta pesquisa, apresento um relato de experiências, em que não apenas narro, mas também discuto criticamente a experiência de ter ministrado um curso sobre escrita de sinais para jovens surdos numa escola municipal de João Pessoa (PB). Para este relato, analisaram-se entrevistas com gravações de vídeos em Libras bilíngue e também instrumentos de registro como fotografias e filmagens feitos com treze alunos surdos que frequentam esse espaço de ensino. Também foi feita uma análise documental dos planejamentos didáticos do professor e dos materiais didáticos utilizados pelos alunos. A análise dos dados da nossa pesquisa aponta para uma considerável evolução na aprendizagem dos alunos surdos nos níveis básico, intermediário e avançado, propiciada pelas interações e mediações dos colegas e do professor. A pesquisa ainda abre possibilidades para que novos estudos possam ser realizados, aprofundando as análises e trazendo contribuições para a educação do ensino desenvolvido no AEE para os surdos.

Link para a sala: meet.google.com/ghd-wpdy-awn

Presidente - 1989536 - MARIO GLEISSE DAS CHAGAS MARTINS
Interno - 2082771 - VICENTE DE LIMA NETO