FOREGROUNDS E OBJETIVOS DE APRENDIZAGENS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: NARRATIVAS DE ESTUDANTES EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN
Educação matemática crítica, aprendizagem matemática, subjetividade, sociopoética.
Esta pesquisa tem por objetivo geral elaborar compreensões sobre as relações existentes entre a aprendizagem dos conteúdos matemáticos e os foreground de alunos de uma escola pública do ensino médio, em tempo integral, no município de Mossoró. Para isto, buscamos verificar possíveis relações entre os backgrounds dos alunos com o significado que atribuem a aprendizagem dos conteúdos matemáticos; entender a percepção dos alunos a respeito das suas vivências no ambiente escolar de tempo integral e a respeito dos conteúdos curriculares de matemática ensinados na sala de aula; e compreender a relação entre intenção de aprendizagem dos conteúdos matemáticos e os foregrounds dos alunos. Nos serviram de referência teórica as ideias de Paulo Freire e Ole Skovsmose, Vicente Garnica, Jacques Gauthier, Iraci dos Santos, entre outros. Utilizamos a Sociopoética como metodologia de pesquisa e a atividade essencial da pesquisa se deu com a instalação do grupo pesquisador que tem por pressuposto a produção coletiva do conhecimento.