POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: GILVANA GOMES DUARTE SOUZA

DISCENTE: GILVANA GOMES DUARTE SOUZA
DATA: 05/05/2020
LOCAL: Hangout

ENSINO DE MATEMÁTICA EM SALAS MULTIANUAIS DE ESCOLAS DO CAMPO: LIMITES E POSSIBILIDADES DO LETRAMENTO MATEMÁTICO

Ensino de Matemática. Letramento Matemático. Salas multianuais.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Trata-se de uma pesquisa em andamento que aborda o Ensino de matemática em salas multianuais de escolas do campo, localizadas no município de Areia Branca-RN. As questões que a norteiam pretendem responder como ocorre o processo de ensino da matemática nesses espaços, considerando os limites e as possibilidades de Letramento Matemático na formação dos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que frequentam as escolas do campo areia-branquense. Nesse sentido, objetiva compreender como ocorre o processo de Ensino da Matemática na perspectiva do Letramento Matemático em salas multianuais dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do campo. O encaminhamento metodológico parte de uma abordagem qualitativa, cujos procedimentos de pesquisa envolvem revisão de literatura, observação de aulas ministradas em duas escolas campesinas, mais entrevista semiestruturada com três professoras responsáveis pelas turmas multianuais. Parte da premissa que o Letramento Matemático é uma possibilidade de proporcionar também ao docente, uma visão global do conhecimento, para o trabalho com o ensino da matemática dialogando com as diversas áreas de conhecimento, que possibilita ver e entender o aluno em sua individualidade, totalidade e complexidade, promovendo saberes escolares que dialogam com o cotidiano dos indivíduos, atribuindo sentidos e significado quando utilizado em situações reais do dia-a-dia.

Externo à Instituição - LILIANE DOS SANTOS GUTIERRE - UFRN
Interno - 077.412.754-61 - MARCELO BEZERRA DE MORAIS - UERN