POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: DEBORA DALILA DA SILVA ALMEIDA SANTIAGO

DISCENTE: DEBORA DALILA DA SILVA ALMEIDA SANTIAGO
DATA: 28/04/2020
LOCAL: Vídeoconferência

LETRAMENTO CIENTÍFICO ATRAVÉS DA ABORDAGEM CTSA PARA UM CURSO DE PEDAGOGIA

Formação de Professores. Letramento Científico. Abordagem CTSA.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Os avanços científicos e tecnológicos desde as ultimas décadas têm facilitado a comunicação e a vida em sociedade. Uma nova descoberta cientifica é sempre manchete em algum jornal. Mas, afinal, o que de fato compreendemos sobre a ciência? O que compreendemos sobre tecnologia? Serão a ciência e a tecnologia responsáveis apenas por seus impactos positivos? Ou também podemos responsabilizá-las pelas catástrofes ambientais e sociais? Observando essas questões, reconhecemos a necessidade de refletir e trabalhar, nessa pesquisa, problemáticas envolvendo o ensino de ciências, buscando novas abordagens de ensino que possibilitem o letramento científico. É importante trabalhar questões relacionadas ao letramento científico desde os primeiros anos da vida escolar, o processo de ensino e aprendizagem nesse período acontece por intermédio do professor licenciado em pedagogia. Por esse motivo é necessário que a formação inicial do pedagogo comtemple a formação para o ensino de ciências, sensível e atenta para questões e valores socioambientais. Reconhecemos a importância de capacitar esses profissionais da educação para as primeiras discussões sobre ciências nos diferentes níveis de ensino que é de sua responsabilidade. Vale destacar que, para ser capaz de letrar indivíduos em ciências, deve-se primeiramente compreendê-la. Pensando nessa necessidade de preparar os pedagogos para promover o letramento científico o presente trabalho objetivou elaborar uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa-UEPS com enfoque CTSA, para trabalhar junto aos licenciandos do curso de pedagogia da UERN o letramento científico. A princípio realizamos uma pesquisa documental, para identificar possibilidades de letramento científico no currículo do curso de pedagogia da UERN, para identificar quais disciplinas da grade curricular possibilitariam a abordagem do tema em questão. Analisamos o ementário que se encontra no PPC de pedagogia, onde identificamos 47 componentes obrigatórios, que são distribuídos em 8 períodos. Entre os 47 componentes, encontramos 7 disciplinas que abordam em suas ementas temas que podem contribuir de forma significativa para o letramento científico dos pedagogos em formação. Em seguida analisamos as atitudes e crenças dos alunos do curso de pedagogia sobre ciências; para isso utilizamos dois instrumentos de coleta de dados o TOSLS elaborado por Cara Gormally, Peggy Brickman, e Mary Lutz, que já é amplamente utilizado para medir habilidades e competências de letramento científico, e uma escala tipo Likert, elaborado pela autora para perceber a visão dos discentes sobre a relação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA). Apesar das dificuldades em utilizar as habilidades de letramento científico no TOSLS, os alunos apresentaram bons resultados na escala tipo Likert, percebemos uma visão crítica sobre a relação CTSA. Por fim, elaboramos com base em Moreira (2011) uma UEPS para promover o letramento científico com enfoque CTSA, aplicamos junto aos licenciados do curso de pedagogia da UERN e em seguida avaliamos a aplicação. As colocações dos alunos demonstraram que a UEPS foi significativa dentro do processo formativo acadêmico, bem como no processo formativo pessoal. Ao compreender e desenvolver as habilidades de Letramento científico os alunos se tornaram mais autônomos e críticos com relação a disseminação de informações científicas e como elas influenciam na tomada de decisões que afetam dirá ou indiretamente a sociedade e meio ambiente. Esse processo contribuiu positivamente para uma formação cidadã.

Presidente - 013.593.424-94 - ALBINO OLIVEIRA NUNES - IFRN
Interno - 000.172.553-09 - LEONARDO ALCÂNTARA ALVES - IFRN