A FORMAÇÃO DOCENTE LEITORA NO CURSO DE PEDAGOGIA
Formação docente. Formação leitora. Leitura. Literatura.
É importante que o docente, em especial o Pedagogo, tenha formação inicial que colabore para o fazer didático como futuro formador de leitores no Ensino Básico. Nossa pesquisa objetiva, de modo geral, analisar como acontece a formação docente leitora dos graduandos do Curso de Pedagogia em uma universidade pública situada no município de Mossoró/RN para atuarem como futuros professores formadores de leitores e os objetivos específicos, são: analisar os documentos que norteiam o Curso de Pedagogia; identificar as concepções do aluno/futuro professor acerca da sua formação leitora e identificar as concepções dos professores sobre a importância da formação leitora no Curso de Pedagogia. A abordagem da investigação é qualitativa, caracterizada sob a forma de estudo de caso. Para isso, utilizamos o documento que rege o Curso em menção e aplicaremos aos sujeitos da pesquisa os instrumentos questionário e entrevista para compor o corpus da análise dos dados. Ademais, faz-se necessário compreender e utilizar dos estudos teóricos acerca da formação e dos saberes docentes (TARDIF, 2013; PIMENTA, 2012; VEIGA, 2010; GHIRALDELLI JUNIOR, 2015) e da leitura (FREIRE, 2011; MARTINS, 2006). No que tange à formação leitora e a literatura, embasamo-nos em Azevedo (2004), Lajolo (1993), Sardinha 2007), Fernandes (2007), Pontes (2012) e Silva (1985; 2004). Quanto ao método estudo de caso, nos fundamentamos em Yin (2016), Martins (2006) e Gil (2002; 2008). Diante disso, foi possível realizar uma análise a partir da triangulação dos dados obtidos através do documento (PPC), mediante a pesquisa de campo a partir da aplicação do questionário com os discentes e a entrevista com as docentes do Curso de Pedagogia, e com isso, identificar que as práticas de leitoras a partir da leitura literária é uma estratégia relevante para a formação leitora no contexto de formação de professores. Verificamos, ainda, que esse documento evidencia a necessidade de se trabalhar mais a formação leitora dos discentes e ampliar mais disciplinas obrigatórias em seu componente curricular que trabalhe a formação leitora. Constatamos que os discentes consideram a leitura literária como uma modalidade leitora que oportuniza experiências significativas no contexto de formação de professores. As docentes defendem a necessidade da universidade e de todos os envolvidos nesse processo, desenvolverem mais projetos de ensino, pesquisa e extensão que fomente a prática da leitura literária como modalidade pertinente de formar pedagogos leitores. Desse modo, constatamos que apesar da existência de algumas dificuldades, o Curso de Pedagogia, lócus da pesquisa, contribui com a formação leitora dos respectivos graduandos.