POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: RUSIANE DA SILVA TORRES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RUSIANE DA SILVA TORRES
DATA: 28/04/2020
HORA: 10:00
LOCAL: Vídeoconferência: Sala Virtual
TÍTULO:

Ensino Religioso, diversidade e cultura afro-brasileira: uma análise das práticas docentes das escolas públicas de Apodi/RN


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino Religioso. Diversidade cultural religiosa. Religiões afro-brasileiras.


PÁGINAS: 98
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O Brasil é um país multicultural, apresentando ampla diversidade étnica, nas crenças religiosas, nos costumes. A escola por sua vez, deve levar essa pluralidade para dentro das salas de aula. Esse estudo tem como objetivo analisar como o Ensino Religioso trata a diversidade religiosa nas escolas públicas do município de Apodi/RN que ofertam o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). Como objetivos específicos, estabeleceu-se: a) Abordar o contexto histórico do componente curricular Ensino Religioso, retomando as políticas educacionais que asseguram a disciplina no currículo escolar; b) debater acerca da diversidade cultural no ambiente escolar, destacando a visão dos/as professores/as perante a diversidade cultural e religiosa; e c) avaliar como o Ensino Religioso é trabalhado nessas escolas, enfatizando se existe a presença de um estudo acerca das religiões afro-brasileiras dentro dos conteúdos abordados no componente curricular. Esse trabalho está baseado nos pressupostos teóricos sobre a sociedade heterogênea e multicultural de Candau (2008). Munanga (2005;2008) auxilia a pensar a diversidade cultural e as contribuições dos povos africanos e afro-brasileiros. Para alcançar os objetivos propostos, adotou-se uma metodologia com abordagem qualitativa, usando a pesquisa documental e o uso de entrevistas semiestruturadas como técnicas metodológicas. Nesse sentido, entrevistou-se 10 professores/as da disciplina ER das escolas públicas de Apodi. Os dados obtidos nas entrevistas foram categorizados e analisados evidenciando uma predominância de temas relacionados ao cristianismo nas aulas do ER, contudo, há esforços de alguns/as dos/as docentes em abordarem a diversidade cultural religiosa existente no país, dando ênfase para as religiões afro-brasileiras.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - BRUNO MIGUEL DE ALMEIDA DIONÍSIO - NENHUMA
Interno - 009.702.054-06 - ELIANE ANSELMO DA SILVA - UERN
Presidente - 1733994 - GUILHERME PAIVA DE CARVALHO MARTINS
Notícia cadastrada em: 13/04/2020 15:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa01.ufersa.edu.br.sigaa01