Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO ANTONIO DE SOUSA

DISCENTE: FRANCISCO ANTONIO DE SOUSA
DATA: 22/04/2020
LOCAL: Sala Virtual - Microsoft Teams

MOTIVAÇÃO EM SALA DE AULA: O PERFIL DE PROFESSORES E A QUALIDADE MOTIVACIONAL DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE MOSSORÓ

motivação, ensino, atuação docente, educação básica, ensino de física

ÁREA: Educação

O presente estudo tem como objetivo avaliar e discutir o perfil motivacional de professores da rede básica de ensino de Mossoró e as correlações desse perfil com a qualidade motivacional dos discentes, visando a sugestão para ações que estimulem a formação de profissionais menos autoritários e mais progressistas. Para a coleta de dados, usaremos como metodologia a revisão bibliográfica, no qual dialogaremos com alguns autores, a exemplo de Bzuneck (2010), Ryan &Deci (2017), Boruchovitch (2010), dentre outros. A coleta de dados será feita por meio de questionários aplicados aos professores; observações em sala de aula com gravação de episódios de aula; aplicação do instrumento EMADF – Escala de Motivação: Atividades Didáticas de Física e entrevistas com alunos. Em seguida será realizada a análise e tabulação dos dados para a construção do trabalho final. Como resultados, esperamos: a) identificaro perfil motivacional e para isso será utilizado o referencial de Bzuneck (2010) acerca do perfil de aula motivacional; b) observar o real perfil motivacional dos discentes e como se dá a interação professor-aluno e aluno-aluno; c) compreender em termos motivacionais como os alunos se comportam frente às atividades sugeridas para a disciplina de Física; d) extrair categorias que indiquem os níveis de satisfação das necessidades psicológicas inatas (autonomia, pertencimento e competência) nos alunos.

Interno - 013.593.424-94 - ALBINO OLIVEIRA NUNES - IFRN
Interno - 913.337.844-49 - GIANN MENDES RIBEIRO - IFRN