A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DA ORALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL
Ensino da língua oral. Oralidade. Base Nacional Comum Curricular
Desenvolver no aluno a capacidade de dominar a oralidade é um dos principais papeis da escola. O que nos faz pensar sobre o espaço que é dado ao ensino da modalidade oral da língua nos conteúdos ministrados em sala de aula. Desse modo, o presente estudo, de cunho qualitativo, tem como principal objetivo identificar as habilidades voltadas para o ensino da oralidade na BNCC com o intuito de realizar o mapeamento e a descrição das categorias da oralidade que devem ser ensinadas em sala de aula. Partimos da concepção de que a língua é uma prática social e que a escola, enquanto espaço de formação, precisa preparar o aluno para o domínio da língua em situações mais formais do cotidiano. A base teórica do nosso trabalho é constituída por autores que discutem a importância do ensino da língua materna em nossas escolas, tendo como foco principal a modalidade oral, tratada na Base Nacional Comum Curricular. Assim, nos apoiamos em Bakhtin (2016), Marcuschi e Dionisio (2007), Schneuwly e Dolz (2011), Forte-Ferreira; Noronha e Soares, (2017), Brun (2017) dentre outros autores que discutem a temática em questão.