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Banca de DEFESA: LEILIANE NOGUEIRA SANTIAGO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEILIANE NOGUEIRA SANTIAGO
DATA: 03/03/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA (Campus Mossoró)
TÍTULO:

LETRAMENTO CRÍTICO MULTIMODAL NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DE TIRAS.


PALAVRAS-CHAVES:

Letramento Crítico Multimodal. Tiras. Ensino de Língua Portuguesa.


PÁGINAS: 191
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

São diversas as maneiras em que a linguagem pode ser e é empregada para manter e enfrentar formas de poder (JANKS, 2016), por isso é preciso dar especial atenção para aquilo que se lê cotidianamente, levando-se em consideração não só o código verbal, mas todos os recursos semióticos que compõem os textos, visto que a multimodalidade é uma condição intrínseca da comunicação humana (KRESS, 2010). Diante dessa perspectiva, a presente pesquisa tem como objetivo analisar o Letramento Crítico Multimodal de alunos do Ensino Médio a partir de tiras. De modo específico, buscando perceber como os alunos compreendem os discursos ideologicamente naturalizados a partir de elementos verbo-imagéticos das tiras, e procurando analisar de que maneira os alunos desconstroem as relações assimétricas de poder nelas representadas. Para tanto, as discussões desenvolvidas acerca da noção de criticidade e letramento crítico se amparam nas postulações teóricas de Street (2014), Silva (2016), Janks (2012, 2016), Freire (1981, 1987,1989, 1996) e, sobretudo, no aporte teórico da Análise de Discurso Crítica na perspectiva de Fairclough (1989, 2001 2003) e Chouliaraki e Fairclough (1999). No que tange às concepções de multiletramentos, multimodalidade e letramento multimodal, empregou-se o arcabouço teórico do New London Group (1996), Cope e Kalantzis (2015), Rojo (2012), Dionísio (2011, 2013, 2014), Jewitt (2008), Hodge e Kress (1988), Kress (2003, 2010), Kress e Van Leeuwen ([1996], 2006), Van Leeuwen (2017) e Predebon (2015). Sobre a abordagem dada ao gênero discursivo tira, foram utilizadas as colaborações de Ramos (2016, 2017) e Vergueiro (2014). No atendimento aos objetivos traçados, realizou-se uma pesquisa predominantemente qualitativa, por intermédio de uma pesquisa-ação (RICHARDSON, 2017), cujo grupo de participantes foi composto por oito alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual de ensino do Ceará. A constituição dos dados da pesquisa se deu através das respostas coletadas pelo pré-teste/pós-teste e pela atividade de redesenho crítico realizados durante o processo de intervenção em sala de aula, no qual foram exploradas, à luz da Gramática do Design Visual (GDV), de Kress e Van Leeuwen ([1996], 2006) e da Análise de Discurso Crítica, tiras de Armandinho coletadas de sua página no Facebook. De acordo com os resultados, averiguou-se que os alunos mobilizam e articulam conhecimentos concernentes a essas duas contribuições teóricas supracitadas, o que contribuiu com a identificação, compreensão e desconstrução dos discursos ideológicos que atravessam os textos. De modo especial, destaca-se, diante disso, uma melhoria na capacidade de compreensão dos recursos semióticos que compõe as imagens, o que possivelmente desencadeou um desempenho mais satisfatório nos demais aspectos analisados. Em suma, a inter-relação desses conhecimentos, vistos numa perspectiva crítica mais ampla de construção/desconstrução/reconstrução, conforme Janks (2012), contribuiu para flagrar e até colaborar com o Letramento Crítico Multimodal dos sujeitos da pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2086760 - ELAINE CRISTINA FORTE FERREIRA
Externo ao Programa - 3046725 - JOSE ROBERTO ALVES BARBOSA
Externo à Instituição - KENNEDY CABRAL NOBRE - UNILAB
Presidente - 2082771 - VICENTE DE LIMA NETO
Notícia cadastrada em: 20/02/2020 09:36
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