Banca de DEFESA: JOSE EDUARDO NOBRE MAIA

DISCENTE: JOSE EDUARDO NOBRE MAIA
DATA: 04/03/2020
LOCAL: Sala do 7° período de Pedagogia - Faculdade de Educação UERN

ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CEARÁ: CONSTRUÇÃO DA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL.

Educação integral. Tempo integral. Ensino Médio.

ÁREA: Educação

A presente dissertação teve a pretensão de realizar uma análise sobre a reconstrução curricular e política da proposta da escola em tempo integral, na compreensão do contexto escolar em si. O objetivo geral do estudo foi: analisar os desafios e possibilidades para a construção de uma escola em tempo integral através da construção do ensino médio integrado na rede pública de ensino do Ceará. Este objetivo foi perpassado pelos seguintes objetivos específicos: a) Discutir as especificidades da proposta do ensino com base nas Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI); b) Discutir o processo de estruturação curricular da EEMTI; c) Avaliar as contribuições e resultados do processo de construção da EEMTI em uma escola estadual já estabelecida pelo programa; e d) Analisar as repercussões da construção da EEMTI sob a perspectiva dos gestores e professores, para a compreensão dos desdobramentos no processo de ensino e os processos de ressignificação. O escopo teórico-metodológico do estudo foi a base proposta pela abordagem do Ciclo de Políticas de Ball. Neste estudo de caso, foi utilizada uma perspectiva qualitativa com três abordagens de construção de dados: análise documental, observações in loco e entrevista semiestruturada; e uma abordagem quantitativa, a partir de uma análise aos resultados numéricos da proposta. Nesta empreitada, produziu-se contribuições a partir de uma visão teórica pós-estruturalista, procurando compreender o campo das ressignificações docentes, que se expressam como práticas ligadas a ciclos de políticas que se intercomunicam e disputam entre si formações de significados. As informações construídas forneceram dados relevantes para a construção de reflexões importantes, principalmente no que diz respeito às demandas de enfrentamento dos desafios da escola pública em tempo integral, bem como às estratégias de reconstrução da política em cada território escolar distinto. É necessário, portanto, considerar as experiências, as opiniões e as diferentes perspectivas de todos os atores envolvidos na política, compreendidos como participantes ativos no processo de sua construção, sendo necessário compreender e analisar a política enquanto prática. Parece viável, portanto, afirmar que o êxito do tempo integral parte não do texto da política, com suas metas e objetivos perfeitos, mas da ação de gestores, coordenadores, professores, alunos e demais participantes da comunidade ao realizarem ações e reconstruções criativas e improvisadas com o recurso que lhes é atribuído.

Externo à Instituição - ELCIMAR SIMAO MARTINS - UNILAB
Externo à Instituição - ELIANE ANSELMO DA SILVA - UERN