Banca de DEFESA: JOSÉ DOS SANTOS FERREIRA

DISCENTE: JOSÉ DOS SANTOS FERREIRA
DATA: 28/02/2020
LOCAL: IFRN - Campus Mossoró

O ENSINO DE CIÊNCIAS E A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM DIALÓGICA NA ESCOLA PÚBLICA POR MEIO DOS GRUPOS INTERATIVOS.

Avaliação da aprendizagem. Grupos Interativos. Aprendizagem Dialógica.

ÁREA: Educação

A relevância problematizada pelo dialogismo trabalhado nos Grupos Interativos e a aplicação deles na escola possibilita aos alunos a compreensão das transformações que ocorrem no mundo físico, das informações adquiridas ou de conhecimentos pré-estabelecidos. O objetivo geral da pesquisa é compreender os processos da avaliação da aprendizagem escolar, nos anos finais do ensino fundamental, relacionando paradigmas e tendências tradicionais avaliativos no ensino de Ciências com a aprendizagem dialógica, por meio dos Grupos Interativos. Para isso, realizamos um levantamento de dados através da produção de dois Estados do conhecimento, investigando produções referentes à temática, aplicação de uma Pesquisa-Ação e de uma Entrevista em Grupo Focal. Classificamos a pesquisa como exploratória e descritiva e quanto a abordagem dos dados coletados, foram realizados de forma qualitativa, embasando-se e dialogando com teóricos que discutem a aprendizagem dialógica como Lev Vygotsky (1996; 1999), Paulo Freire (1983; 1996; 2001), Ramon Flecha (1997; 2008), Roseli de Mello (2010; 2014), ênfase na avaliação com Cipriano Luckesi (1998; 2000; 2011), Celso Vasconcellos (1998), Philippe Perrenoud (1999) e ênfase também, na epistemologia da educação em Ciências, com Boaventura Santos (2003), Rubem Alves (2009) e no ensino de Ciências com Bizzo (2002), Cachapuz et al. (2005), Pozo e Crespo (2009), dentre outros. Os dados analisados e discutidos seguem a análise de conteúdos de Bardin (2009; 2011) e estão caracterizados em relação ao teor bibliográfico e documental. Os resultados sugerem pertinência ao nortear processos avaliativos sobre o ensino de Ciências, fidelidade nas características atribuídas ao nível de ensino, que são os anos finais do ensino fundamental, inter-relação entre paradigmas e tendências tradicionais com práticas dialógicas e interativas na avaliação da aprendizagem. Sugere também, melhores relacionamentos aluno/aluno e professor/aluno, dentre outras que possam contribuir para facilitar a aprendizagem, aperfeiçoar o ensino e melhorar a qualidade da educação básica.

Presidente - 000.172.553-09 - LEONARDO ALCÂNTARA ALVES - IFRN
Interno - 013.593.424-94 - ALBINO OLIVEIRA NUNES - IFRN