INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: SABERES DOCENTES DE UM EX-BOLSISTA DO PIBID/MÚSICA DA UERN.
Saberes docentes; Educação musical; PIBID; Prática pedagógico-musical.
O processo que envolve a formação inicial do professor é caracterizado por mobilizar saberes que norteiam e conduzem as atividades da prática docente. Com isso, para esta pesquisa elencamos como objetivo geral compreender como os saberes docentes dos ex-bolsistas do PIBID/Música da UERN são mobilizados em sua atuação na Educação Básica. Nesse sentido, para alcançarmos esse objetivo, discutimos a iniciação à docência no subprojeto do PIBID no curso de Licenciatura em Música da UERN; investigamos a fonte dos saberes docentes dos ex-bolsistas; e identificamos quais saberes estão presentes na atuação de um ex-bolsistas no contexto escolar. Na revisão de literatura, apresentamos alguns pensadores que abordam a temática sobre os saberes docentes na área da educação e na educação musical. A fundamentação teórica, que aborda perspectivas e conceitos norteadores para o trabalho fica situada nas pesquisas de Tardif (2013). Nos aspectos metodológicos, escolhemos uma abordagem qualitativa e o método de estudo de caso afim de elucidarmos os questionamentos desta pesquisa. Em suma, esta pesquisa discute sobre os saberes docentes e sua mobilização na Educação Básica.