Banca de DEFESA: PAULA ROBERTA MENDES DE OLIVEIRA

DISCENTE: PAULA ROBERTA MENDES DE OLIVEIRA
DATA: 27/02/2020
LOCAL: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no DART.

FRACTAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Um estudo interdisciplinar no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Geometria fractal. Interdisciplinaridade. Ensino Médio. Ensino de Matemática. Aprendizagem.

ÁREA: Educação

O ensino de matemática é assunto de discursões, principalmente, quando são publicados resultados das avaliações em larga escala, como SAEB e PISA, avaliações essas, que buscam avaliar e direcionar as políticas públicas que poderão ser adotadas com o intuito de contribuir para modificar a realidade indesejada. Esse trabalho tem como objetivo compreender as potencialidades da Geometria Fractal como proposta didático-metodológica interdisciplinar na formação do professor de Matemática a partir de discussões com os alunos de Licenciatura em Matemática, futuros atores responsáveis também por esse processo. Para isso, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa exploratória com algumas características da pesquisa-ação com uma turma de alunos da disciplina de Laboratório de Prática de Ensino-Aprendizagem em Matemática II do 5º período do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Central. Assim, trazemos como resultado, o olhar dos licenciandos sobre os materiais didáticos apresentados que tem como base a Geometria Fractal para o ensino de matemática, essa geometria que surgiu junto com a Teoria do Caos, algo novo, diferenciado para os licenciandos e intimamente ligada a interdisciplinaridade. Além disso, realizamos um estado do conhecimento sobre a abordagem dessa nova geometria, sua relação com a interdisciplinaridade e a formação do professor de matemática, em dissertações e teses do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes no período de 2005 a junho de 2017. Desta forma, concluímos que a proposta didático-metodológica apresentada possui um potencial desejável e que sua utilização poderá contribuir para facilitar o processo de ensino e aprendizagem em todos os níveis, desde que adequada a cada um deles, desde a Educação Básica ao Ensino Superior, apesar de ainda existir uma lacuna interdisciplinar, o que gera novos caminhos a serem percorridos por professores que gostam e estão sempre em busca de novas possibilidades para melhoria de sua prática em sala de aula.

Interno - 947.227.223-15 - MARCELO NUNES COELHO - UFC
Externo ao Programa - 2996746 - MARIANA DE BRITO MAIA