POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA APARECIDA DIAS LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA APARECIDA DIAS LIMA
DATA: 27/11/2019
HORA: 14:00
LOCAL: UFERSA - MOSSORÓ
TÍTULO:

O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN: ENTRE SABERES E PRÁTICAS.


PALAVRAS-CHAVES:

Narrativas (auto)biográficas. Atendimento Educacional Especializado. Saberes. Práticas.

 


PÁGINAS: 53
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A presente dissertação tem como objetivo analisar por meio das narrativas (auto)biográficas dos professores e das fotobiografias de produções de recursos pedagógicos, saberes e práticas que são mobilizados no processo de ensino-aprendizagem no Atendimento Educacional Especializado (AEE) no município de Mossoró-RN. A pesquisa se insere na abordagem qualitativa e se ancora nos princípios da pesquisa (auto)biográfica em educação e nas teorias para o ensino no AEE. Os colaboradores desse estudo são 4 professoras que atuam nas salas de recursos multifuncionais e na prática colaborativa do AEE, no anseio de refletir saberes e práticas evocados nesse espaço. Para a construção deste estudo, utilizamos como base as pesquisas desenvolvidas em fontes bibliográficas como as legislações que rege o AEE em nosso país e os autores que têm se debruçado sobre a temática da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, como Mazzota (2005), Mantoan (2006) e Bedaque (2011); nas contribuições sobre a articulação e formação do saber de Fazenda (2002; 2011), Morin (2002), Nóvoa (1997), Freire (1996) e do socioconstrutivismo de Vygotsky (1991;1995; 2000), dentre outros. Do ponto de vista metodológico, orientamo-nos pelos pressupostos do método (auto)biográfico com base em Passeggi (2008; 2011), Sousa (2006;2014), Bertaux (2010), Rocha (2014), Delory-Momberger (2006) e o saber da experiência de Larrosa (2004), visando novas dimensões e conhecimentos, possibilitando ao sujeito a tomada de consciência de si e de suas aprendizagens a partir das experiências de vida e reflexão sobre suas práticas na busca da ressignificação do saber. Em suma, a pesquisa torna-se relevante, pois as narrativas orais, escritas e visuais oportunizam as docentes o falar - ouvir, ler – ver, escrever e refletir sobre suas práticas e experiências, constituindo um instrumento importante para extração e compartilhamento de saberes práticos no AEE.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2259009 - SIMONE MARIA DA ROCHA
Interno - 077.412.754-61 - MARCELO BEZERRA DE MORAIS - UERN
Interno - 3141860 - MARIA MARGARITA VILLEGAS GRATEROL
Notícia cadastrada em: 05/02/2020 11:38
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa01.ufersa.edu.br.sigaa01