O ENSINO DA ARTE: RESSIGNIFICAÇÕES NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA
Políticas de currículo; descentramento; arte; ressignificação.
Este trabalho discute o ensino da arte e suas ressignificações no contexto da escola pública. Para a análise desse trajeto, utilizamos a literatura de Lopes e Macedo (2016), por considerarmos, aqui, o currículo como possibilidades de discussões e construções das relações entre os sujeitos e as múltiplas facetas, linguagens e expressões que corroboram com a ideia de descentramento. Para fundamentar nosso estudo, utilizamos como aporte teóricos autores como Bowe e Ball (1994) e Mainardes (2006) para embasar nossos escritos sobre a teoria do Ciclo Contínuo de Políticas. Fazemos nossas considerações sobre o contexto da influência da prática e do texto com autores como Mainardes (2006). Ainda no capítulo teórico, tratamos as discussões sobre os estudos de currículo sob a perspectiva de Lopes (2011), Lopes; Macedo (2006) e Ball (2016). Fazemos uso de metodologia qualitativa, cujos principais instrumentos aplicados serão entrevistas, a partir de um questionário semiestruturado, que serão realizadas com professores da disciplina de Arte de duas escolas da rede estadual do Rio Grande do Norte. Nossa premissa é entender como se dão os processos de ressignificações e reinterpretações que são produzidos no ensino da arte, no âmbito das políticas públicas educacionais.