NARRATIVAS DA INFÂNCIA: práticas de ensino sob o olhar de crianças no Ensino Fundamental.
Ensino Fundamental. Narrativas da infância. práticas de ensino.
Esta pesquisa tem como objetivo geral Identificar e compreender nas narrativas de crianças do Ensino Fundamental os sentidos atribuídos às práticas de ensino em salas de aulas regulares. Apresentando como objetivos específicos: a). Apontar os valores atribuídos pelas crianças as ações de ensino, bem como, à liberdade de narrar e reviver suas próprias histórias, a partir das narrativas de si; b). Perceber o que é importante para elas no processo de ensino e aprendizagem e o que as inquietam; c). Colocar em evidência às vozes das crianças participantes da pesquisa, a fim de contribuir para pensar as práticas de ensino no Ensino Fundamental.Os sujeitos da pesquisa são dez crianças entre 8 e 12 anos de idade, alunos do 3º ,4º e 5º ano do ensino fundamental, estudantes de uma Escola Estadual localizada na cidade de Apodi. A abordagem da pesquisa é de cunho qualitativo, ancorada no método autobiográfico. O método da pesquisa consta de quatro momentos, que não devem ser entendidos de modo estanques, mas inter-relacionados. Para a coleta de dados realizamos as atividades em formato de cirandas, em três encontros com duração de tempo previsto entre quarenta minutos a uma hora. As cirandas foram criadas a fim de atender cada objetivo traçado para esta pesquisa, as temáticas e práticas executadas nas mesmas são lúdicas afim de adentrar no mundo real e imaginário das crianças.