Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIEL SYLLAS PEREIRA SOUSA

DISCENTE: DANIEL SYLLAS PEREIRA SOUSA
DATA: 26/11/2019
LOCAL: UERN

FORMAÇÃO SUBJETIVA DOS ALUNOS E A EDUCAÇÃO ESCOLAR: A INFLUÊNCIA DOS ESPAÇOS NO PROCESSO DE ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA

espaço; ensino; ciências humanas e sociais; formação do sujeito.

ÁREA: Educação

Com este trabalho temos o objetivo de discutir os espaços presentes nos processos de formação dos sujeitos e as possibilidades de relações que estes podem ter com o ensino. Assim, delimitamos como objetivo geral desta pesquisa compreender como as relações espaciais vivenciadas nos processos de formação subjetiva dos alunos do 6º e 9º anos estão presentes no processo de ensino. Traçamos uma discussão sobre os vínculos que os sujeitos estabelecem com os espaços vivenciados e as relações identitárias nos processos de ensino das ciências humanas e sociais em uma escola pública de ensino fundamental, localizada no município de Areia Branca/RN. É uma proposta de estudo analítica sobre a temática da formação subjetiva dos sujeitos e a presença dos espaços no processo de ensino, buscando pensar as relações dos espaços com o universo da escola e a prática escolar. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa na qual nos apropriamos da proposta cartográfica que constitui-se da implicação direta do pesquisador no campo da pesquisa com vistas a ser agenciado pelos sujeitos e cotidianos a serem pesquisados, com isso, pretendemos, por meio de anotações em diário de campo, análise de imagens e diálogos produzidos pelos alunos e entrevistas com professores, atravessar os fluxos das trajetórias de formação dos sujeitos para compreender as possíveis relações dos espaços com o ensino. Acreditamos que as formações dos sujeitos sociais, assim como suas subjetividades, podem estar intimamente relacionadas aos diversos espaços por eles vivenciados, nesse sentido, visualizamos a escola como lugar que pode impulsionar essas subjetividades e suas trajetórias formativas.

Interno - 009.702.054-06 - ELIANE ANSELMO DA SILVA - UERN
Interno - 020.817.304-80 - JUCIEUDE DE LUCENA EVANGELISTA - UERN