Banca de DEFESA: CARLOS JOSÉ ARAÚJO DA SILVA

DISCENTE: CARLOS JOSÉ ARAÚJO DA SILVA
DATA: 26/11/2019
LOCAL: IFRN Campus Mossoró

DESVENDANDO A IMPORTÂNCIA DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL ATRAVÉS DE UMA UEPS SOB O ENFOQUE CTSA

Ecossistema manguezal; aprendizagem significativa; UEPS.

ÁREA: Educação

O ecossistema manguezal possuí grande relevância econômica, ecológica e social para a população pertencente a região de Guamaré/RN, entretanto o mangue vem sofrendo ameaças através da ação humana. Com isso, buscou-se elencar e executar uma metodologia de ensino que pudesse corroborar com o processo de formação de cidadãos atuantes e preocupados com as causas socioambientais, realizando discussões sobre a importância do ecossistema manguezal, o processo de degradação e ações para serem desenvolvidas com a finalidade de mitigar os impactos ambientais nesse ecossistema. Sabendo da importância do espaço escolar para essas discussões, analisou-se o contexto histórico do ensino de ciências, e pode-se perceber que ocorreram mudanças importantes na busca do sucesso escolar. No entanto, no século vigente percebe-se que as aulas de ciências ainda precisam propiciar um ambiente adequado para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa, passando a formar um cidadão capaz de criticar e propor soluções mediante aos problemas ambientais. Todavia, devido ao curto tempo que os docentes possuem para o cumprimento das exigências curriculares repassam os conteúdos de maneira superficial, assim nota-se um ensino dentro de uma perspectiva conteudista no qual os discentes buscam memorizar conceitos e fórmulas para serem aprovados. Como saída para esse cenário, torna-se necessário que o docente busque novas estratégias que possam problematizar situações do cotidiano dos estudantes estimulando-os a buscarem resoluções para esses problemas. Assim, objetivou-se elaborar e avaliar a relevância didática da aplicação da Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) sob abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) no ensino do ecossistema manguezal com estudantes do ensino fundamental do 7º ano em uma escola pública no Município de Guamaré/RN. Quanto ao delineamento metodológico a pesquisa é de natureza qualitativa com viés de uma intervenção pedagógica. Assim, primeiramente visitou-se a escola e em seguida aplicou-se o pré-teste para verificar os conhecimentos prévios dos discentes. Essas informações foram essenciais para a identificação dos subsunçores apropriados e parcialmente adequados para que posteriormente pudessem ancorar novos conhecimentos científicos abordados nas oficinas. Com base nessas informações elaborou-se uma UEPS sob a abordagem CTSA. Desse modo, aplicou-se a UEPS e, por fim, foi aplicado o pós-teste. Notou-se que a intervenção didática apresentou resultados significativos, pois ao analisar os dados é possível notar que houve um avanço na contextualização das ideias para combater os problemas ambientais no manguezal ocasionados pela ação antrópica como descarte indevido de lixo, construção de viveiros de camarão, dentre outros, evidenciando a relevância da abordagem CTSA nas aulas de ciências ao se apresentar questões pertinentes a Educação Ambiental. Com isso, a UEPS pode contribuir significativamente para a conservação do ecossistema manguezal, pois a cada desafio lançado ao discente, se buscou resoluções para os problemas socioambientais que atingem esse ambiente, passando a adquirir uma formação em ciências para a cidadania.

Externo à Instituição - GIORDANO GUBERT VIOLA - IFRN
Interno - 000.172.553-09 - LEONARDO ALCÂNTARA ALVES - IFRN