Multiletramentos nos Livros Didáticos: Uma análise da Coleção Way to go! para o Ensino Médio.
Multiletramentos, Livros Didáticos, Língua Inglesa, Ensino Médio.
Os estudos sobre multiletramentos trazem importantes contribuições para o ensino de línguas e os pressupostos dessa pedagogia estão presentes nos documentos oficiais da educação brasileira que norteiam as práticas de ensino e aprendizagem e orientam a produção dos livros didáticos para a escola pública no que se refere às teorias de ensino e aprendizagem. Diante disso, esse trabalho de dissertação tem como objetivo analisar como as atividades de leitura e produção de texto nos livros didáticos podem contribuir para o desenvolvimento de práticas de multiletramentos no ensino de língua inglesa. A análise dos livros didáticos é considerada necessária e importante por que esse material está presente em todas as escolas do Brasil, contribuindo (ou não) para um ensino de línguas eficaz e significativo. Essa pesquisa está fundamentada nos pressupostos teóricos sobre multiletramentos do Grupo de Nova Londres (1996); Soares (1998); Kleiman (1995); Rojo (2009); Rojo, Moura (2012); sobre livros didáticos, Paiva (2015); PNLD 2018; com relação ao ensino de línguas, Moita Lopes (1996); Leffa (1988); a respeito de gêneros discursivos, Bakhtin (2011); Dionísio (2007); Marcuschi (2008). Como se trata de um tema que envolve o ensino de línguas no Brasil, os documentos oficiais como as Orientações Curriculares Nacionais, os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular, Brasil (2000; 2002; 2006, 2017) foram consultados; e ainda sobre os desafios do ensino de língua inglesa, Brasil (1998, 1999); entre outros. A pesquisa de natureza documental tem como universo a coleção Way to go! para o Ensino Médio e o corpus é formado pelas atividades de leitura e produção de texto. Esta coleção com 3 volumes compôs o Guia do Livro Didático 2018 dando aos professores de todo o Brasil a oportunidade de escolher o livro de língua inglesa para o Ensino Médio. Os dados, em análise, vão mostrar como os livros didáticos contemplam a pedagogia dos multiletramentos por meio das atividades de leitura e produção de texto e como isso contribui para o desenvolvimento de práticas de multiletramentos e a formação humana integral dos alunos da rede pública de ensino.