POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: DEBORA DALILA DA SILVA ALMEIDA SANTIAGO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DEBORA DALILA DA SILVA ALMEIDA SANTIAGO
DATA: 23/10/2019
HORA: 09:00
LOCAL: IFRN
TÍTULO:

LETRAMENTO CIENTÍFICO: ATRAVÉS DA ABORDAGEM CTSA PARA UM CURSO DE PEDAGOGIA.


PALAVRAS-CHAVES:

Letramento científico, abordagem CTSA, formação docente.


PÁGINAS: 77
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

A pesquisa apresentada são as primeiras etapas para responder a problemática central que é promover o letramento cientifico dos discentes do curso de graduação em Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. Esta pesquisa tem com o objetivo geral elaborar, aplicar e avaliar uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa-UEPS para trabalhar junto aos licenciando do curso de pedagogia da UERN o letramento científico.
Para isso, buscamos atender os dois primeiros objetivos: definir o público participante (amostra), para a escolha foi necessário realizar uma pesquisa documental, para perceber quais disciplinas do referido curso possibilitariam a abordagem do tema em questão, para isso analisamos o ementário que se encontra no Projeto Político Pedagógico do Curso-PPC de pedagogia, onde identificamos 47 componentes obrigatórios, que são distribuídos em 8 períodos. Entre os 47 componentes, encontramos 7 disciplinas que abordam em suas ementas temas que podem contribuir de forma significativa para o letramento científico dos pedagogos em formação.
Contudo, destacamos que a disciplina de ensino de ciências ofertada no 5º período do curso de pedagogia, apresenta maior possibilidade de temas para trabalhar o letramento científico. Por esse motivo selecionamos o público desse componente curricular como amostra para o desenvolvimento da pesquisa. Os participantes dessas primeiras etapas da pesquisa foram os alunos regularmente matriculados nesse componente curricular, no semestre 2018.2.
Com a definição do grupo participante (amostra), partimos para a segunda etapa que buscou atender ao segundo objetivo especifico desta pesquisa identificar as atitudes e crenças dos discentes sobre ciência, para isso utilizamos dois instrumentos de coleta de dados o TOSLS elaborado por Cara Gormally, Peggy Brickman, e Mary Lutz, que já é amplamente utilizado para medir habilidades e competências de letramento científico, e uma escala tipo Likert, elaborada pelos autores para perceber a visão dos discentes sobre a relação entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente (CTSA).
O resultado da aplicação dos questionários possibilitou a identificação de habilidades, competências e conceitos, que foram considerados na elaboração da UEPS que foi construída, na quarta etapa da pesquisa, a UEPS foi elaborada para trabalhar as habilidades e competências necessárias para identificar um argumento cientificamente válido, e avaliar a validade das fontes; bem como, abordamos a temática ciência escolar.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 000.172.553-09 - LEONARDO ALCÂNTARA ALVES - IFRN
Externo à Instituição - ALBINO OLIVEIRA NUNES - IFRN
Externo à Instituição - LUCIANA MEDEIROS BERTINI - IFRN
Externo à Instituição - MARCELO NUNES COELHO - UERN
Notícia cadastrada em: 08/10/2019 11:14
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa03.ufersa.edu.br.sigaa03