POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: FÁTIMA NAILENA DA FONSECA CORDEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FÁTIMA NAILENA DA FONSECA CORDEIRO
DATA: 13/08/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 04, Bloco de Aulas III, Câmpus Caraúbas
TÍTULO:

O PIBID NA CONSTRUÇÃO DOS SABERES E PRÁTICAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: UM ESTUDO A PARTIR DE NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS.


PALAVRAS-CHAVES:

PIBID. Ensino de História. Narrativas (auto)biográficas.


PÁGINAS: 134
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta dissertação tem como ponto central as narrativas (auto)biográficas de docentes egressos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID, do curso de Licenciatura Plena em História. O objetivo geral é o de analisar sentidos atribuídos pelos docentes ao PIBID e depreender com eles as possíveis contribuições para a construção de seus saberes e práticas no ensino de história na Educação Básica. A pesquisa se insere na abordagem qualitativa e se ancora nos princípios da pesquisa (auto)biográfica em educação e nas teorias para o ensino de História. São participantes desse estudo 05 (cinco) docentes, que foram bolsistas do PIBID entre os anos de 2012 à 2016. O corpus se constitui de 05 (cinco) entrevistas narrativas, recolhidas oralmente e posteriormente transcritas, realizadas nos meses de agosto à setembro de 2018. A análise pautada nas concepções de Jovchelovitch e Bauer (2002), nos conduziu aos seguintes achados: compreensão, entendimento e percepções do PIBID pelos egressos; o PIBID e o ensino de história, suas colaborações à construção de aprendizagens; o PIBID enquanto percurso de aprendizagem formativo, e as recordações de vivências pedagógicas provocadas pelo ato de narrar. Concluímos que iniciativas como o PIBID colaboram para o desenvolvimento educacional do país, neste sentido, evidenciamos, com as narrativas dos egressos do PIBID, que os investimentos em políticas públicas desta natureza podem atenuar algumas das problemáticas vivenciadas no cenário da educação brasileira.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2259009 - SIMONE MARIA DA ROCHA
Interno - 2324611 - FRANCISCO VIEIRA DA SILVA
Externo à Instituição - MEYRE ESTER BARBOSA DE OLIVEIRA - UERN
Notícia cadastrada em: 26/09/2019 10:58
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa01.ufersa.edu.br.sigaa01