Banca de DEFESA: ANA MEYRE DE MORAIS

DISCENTE: ANA MEYRE DE MORAIS
DATA: 25/09/2019
LOCAL: PROPPG - Sala 24 - UFERSA

IMAGENS DA VIOLÊNCIA E A VIOLÊNCIA DAS IMAGENS. AS NARRATIVAS IMAGÉTICAS DE VIOLÊNCIAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO

Imagens da violência. Livro didático de História. Ensino de História.

ÁREA: Educação

Em diferentes períodos da História, a violência deixou-se ser traduzida por práticas, intimidações, silenciamentos, reclusões, empreendidas por diversos povos, ora de forma sutil, ora de forma explícita. Atualmente, muitas formas de violência ganham destaques sensacionalistas nos diferentes espaços midiáticos, gerando, por vezes a banalização daquilo que deveria ser refletido, analisado e questionado também nas salas de aula. Observam-se que as imagens da violência estão disseminadas em diferentes lugares e meios. Os livros didáticos de História não são a exceção, ainda que neles a violência seja pensada apenas como consequência de fatos e atos dos personagens, dos heróis, dos inimigos, dos estrangeiros, do outro. Porque os livros didáticos não se prestam apenas a divulgar, mas fazer com que a reflexão venha em consequência dos conteúdos ministrados, o ambiente escolar não se torna somente lugar de produção de conhecimento, mas um espaço em que se pode refletir inclusive sobre temas tão delicados. A proposta desta pesquisa pautou-se, portanto, em analisar as imagens de cunho violento presentes nos livros didáticos de História do Ensino Médio, para observar como este tema pode auxiliar os alunos a serem críticos, reflexivos e atuantes em sua formação. Para tanto, a metodologia foi uma catalogação de imagens que podem ser traduzidas como violentas, presentes na Coleção História Passado e Presente do Ensino Médio. Um segundo momento, consta da análise das imagens para percebê-las também como um documento historiográfico que influencia no Ensino. Sobre as imagens, procurou-se traçar uma crítica documental, à luz das Histórias das Imagens. Para tanto, teoricamente, esta investigação se ancora nos autores: Santaella (2012), Bittencourt (2004, 2009), Muller (1995), Arendt (1970), Pinsky (1994), Cassiano (2013), Odalia (2012), Bardin (2011), Gil (2008). O resultado demonstrou que as imagens de teor violento oferecem meios para potencializar o Ensino de História e a forma como os discentes leem e percebem os registros iconográficos.

Externo à Instituição - ANA LÚCIA OLIVEIRA AGUIAR - UERN
Interno - 2324611 - FRANCISCO VIEIRA DA SILVA