FEIRA DE CIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO:ATUAÇÃO DOS PROFESSORES NO CONTEXTO DA PRÁTICA
Palavras-chave: Feira de Ciências. Performatividade. Contexto da prática. Atuação dos professores.
Em nosso trabalho analisamos como os docentes atuam a orientação à Iniciação científica de alunos do Ensino Médio voltada para as Feiras de Ciências. Discutimos as significações da Feira de Ciências a partir do olhar dos professores, buscando perceber como a política educacional proposta pelos agentes locais é atuada (enactement) em duas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino Médio, situadas no município de Mossoró, Estado do Rio Grande do Norte. Utilizamos como referencial teórico-metodológico a abordagem do ciclo de políticas de Ball e Bowe (1992), nos possibilitando entrelaçar diversas possibilidades performáticas presentes nas Feiras de Ciências, dadas as disputas, resistências, acomodações e criações docentes no contexto da prática. Utilizamos, para a realização do estudo, pesquisa qualitativa, cujos instrumentos foram a revisão de literatura, análise documental e entrevista semiestruturada. Concluímos, ainda que de maneira contingente e provisória, que a atuação docente nas Feiras de Ciências é “multiperformática”, comportando fabricações, adaptações, resistências, abstenções e criações da política relacionadas aos contextos situados das escolas, defesa das demandas disciplinares e interesses profissionais de cada professor.