Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ DOS SANTOS FERREIRA

DISCENTE: JOSÉ DOS SANTOS FERREIRA
DATA: 10/09/2019
LOCAL: IFRN - Campus Mossoró

O ENSINO DE CIÊNCIAS E A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM DIALÓGICA NA ESCOLA PÚBLICA POR MEIO DOS GRUPOS INTERATIVOS

Avaliação da aprendizagem. Grupos Interativos. Aprendizagem Dialógica.

ÁREA: Educação

A relevância problematizada pelo dialogismo trabalhado nos Grupos Interativos e a aplicação deles na escola, possibilita aos alunos a compreensão das transformações que ocorrem no mundo físico, das informações adquiridas ou de conhecimentos pré-estabelecidos. O objetivo geral da pesquisa compreende a percepção da práxis educativa no contexto escolar acerca dos Grupos Interativos desenvolvidos. Especificamente, objetiva-se perceber a valorização atribuída aos Grupos Interativos no imbricamento com a realidade escolar, identificar conhecimentos e ações não contempladas na avaliação tradicional, compreender como se lida com o processo avaliativo, refletir a validade do processo, contribuir com os estudantes no intuito de que estes possam melhorar suas deficiências e desenvolver alternativas no processo avaliativo para suprir carências que dificultam sua compreensão e aceitação. Para isso, realizaremos um levantamento de dados referentes à temática, através da aplicação de um Estudo de caso e de um Grupo focal. Classificamos a pesquisa como exploratória e descritiva e quanto a abordagem dos dados coletados, serão realizados de forma qualitativa e quantitativa, empoderando-se de teóricos que discutem a aprendizagem dialógica como Lev Vygotsky (1996; 1999), Paulo Freire (1983; 1996; 2001), Ramon Flecha (1997; 2008), Roseli de Mello (2010; 2014), ênfase na avaliação com Cipriano Luckesi (1998; 2000; 2011), Celso Vasconcellos (1998), Philippe Perrenoud (1999) e ênfase também, na educação em Ciências, com Boaventura Santos (2003), Rubem Alves (2009), Alice Lopes (2007; 2012), dentre outros. Os dados são analisados e discutidos segundo a análise de conteúdos de Bardin (2009; 2011) e caracterizados em relação ao teor bibliográfico e documental. Os resultados sugerem pertinência ao nortear processos avaliativos, fidelidade nas características atribuídas aos níveis de ensino, práticas significativas de avaliação da aprendizagem, dentre outras dentre outras que possam contribuir para facilitar a aprendizagem, aperfeiçoar o ensino e melhorar a qualidade da educação básica.

Interno - 013.593.424-94 - ALBINO OLIVEIRA NUNES - IFRN
Presidente - 000.172.553-09 - LEONARDO ALCÂNTARA ALVES - IFRN