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Banca de DEFESA: ÉLIDA JOYCE DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ÉLIDA JOYCE DE OLIVEIRA
DATA: 10/09/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de vídeo conferência/IFRN
TÍTULO:

EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NA COMUNIDADE JATOBÁ: Práticas Pedagógicas e Fazeres Quilombolas


PALAVRAS-CHAVES:

Escola. Ensino. Educação Quilombola. Quilombo


PÁGINAS: 102
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Este trabalho tem como proposta analisar como a Educação Escolar Quilombola vem sendo desenvolvida como modalidade de ensino na Unidade de Ensino Rural Lauro Maia, localizada na comunidade quilombola do Jatobá, na cidade de Patu/RN. Procuramos analisar as práticas Pedagógicas da Unidade de Ensino Rural Lauro Maia, além disso, também contextualizar historicamente a comunidade, ressaltando as suas vivências e experiências no dia a dia. A introdução teórica deste estudo trouxe a conceituação de quilombo e a apresentação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, a partir da qual fizemos uma abordagem sobre currículo e a importância de trabalhar a diversidade e suas significações no ambiente escolar. Apresentamos elementos percebidos no processo de pesquisa junto à comunidade do Jatobá, abordaremos as
especificidades dos remanescentes quilombolas do Jatobá. Procuramos perceber o dia a dia por meio de observações e conversas informais com pessoas da comunidade. Discutimos, na sequência, a relação escola, família e comunidade. Com isso, destacamos como as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores da comunidade quilombola atendem às recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. Os métodos para a realização deste trabalho abrangem desde pesquisas bibliográficas à pesquisa de campo. Assim, o resultado mostra que a Educação Escolar Quilombola enfrenta muitos desafios para ser implanta no chão da escola. No caso da UERLM, as ações pedagógicas não estão alinhadas com as da comunidade quilombola do Jatobá, uma vez que a escola não tem seguido o que é estabelecido pelas Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação escolar Quilombola. Percebemos que não existe uma integração entre escola, família e comunidade, os mesmos não participam do Projeto político pedagógico o que tem dificultado a construção de identidades positivas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA MARIA MORAIS COSTA - UERN
Interno - 009.702.054-06 - ELIANE ANSELMO DA SILVA - UERN
Interno - 2324611 - FRANCISCO VIEIRA DA SILVA
Presidente - 1733994 - GUILHERME PAIVA DE CARVALHO MARTINS
Notícia cadastrada em: 29/08/2019 14:33
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