Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO GLAUBER DE BRITO SILVA

DISCENTE: FRANCISCO GLAUBER DE BRITO SILVA
DATA: 16/09/2019
LOCAL: IFRN

QUÍMICA ORGÂNICA E JOGOS DIGITAIS: UMA COMBINAÇÃO MENSURAVEL NO ENSINO CONTEXTUALIZADO DA QUÍMICA

Química orgânica, jogo digital, ensino e aprendizagem

ÁREA: Educação

Refletindo sobre o processo de ensino e aprendizagem de Química, e em específico sobre o ensino de Química Orgânica, por considerar que este ainda está reduzido ao ensino de nomenclatura e de grupos funcionais, mediante aulas expositivas e repetitivas dos docentes. Da mesma forma, ao pensar em estratégias de ensino, estas se limitam a roteiros poucos investigativos e pesquisa pela internet. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a contribuição de jogos digitais como uma ferramenta pedagógica na aprendizagem de Química Orgânica para a 3ª série do Ensino Médio, o caminhar metodológico desenvolveu-se através, inicialmente, de uma pesquisa bibliográfica, posteriormente no trabalho foram utilizadas, para coleta de dados, as abordagens qualitativa e quantitativa, no delineamento da pesquisa optamos por uma metodologia do tipo pesquisa ação, os participantes da pesquisa foram os cento e dez alunos matriculados nas três turmas de terceira série do ensino médio da Ensino Médio Francisco Jaguaribe (EEMFJ) localizado na cidade de Jaguaruana/Ce no ano de 2019 e os professores que lecionam a disciplina de química que estão lotados na escola. Para coleta de dados será necessário utilizarmos os instrumentais, observações dos professores e alunos, escala de Likert (utilizados com os professores), questionários pré-teste e pós-teste e entrevistas com as partes envolvidas no projeto intervenção. Nesta empreitada, produzimos contribuições ao campo das discussões que relaciona os jogos digitais ao ensino de Química Orgânica, procuramos compreender o campo das ressignificações docentes e discente sobre o assunto, por meio da escala de Likert, aplicação de questionários e entrevistas com os participantes da pesquisa e o uso do jogo digital construído para analisar as varias possibilidades da inclusão deste instrumento nas aulas de Química.

Externo à Instituição - AYLA MÁRCIA CORDEIRO BIZERRA - IFRN
Presidente - 000.172.553-09 - LEONARDO ALCÂNTARA ALVES - IFRN